Acompanhe o Benfica-Sporting no AO VIVO do Maisfutebol a partir das 21h30

MOMENTO

Benfica: depois de um mês de dezembro que ceifou boa parte dos objetivos do Benfica para a corrente temporada, a equipa de Rui Vitória procurar entrar em 2018 com um novo fôlego na única competição que ainda pode vencer. Um mês de dezembro que confirmou o «adeus» às competições europeias e ainda à Taça de Portugal e Taça da Liga, com dois empates a fechar o ano, mas a verdade é que o Benfica ainda está dentro da corrida para o ambicionado «Penta», a apenas três pontos dos rivais FC Porto e Sporting. Uma vitória esta quarta-feira pode anular a diferença, pelo menos, para os leões, mas uma derrota também deixar o derradeiro objetivo mais difícil de alcançar.

Sporting: os leões terminaram o ano bem melhor do que os rivais e, pelos menos, continuam na luta em quatro frentes. Aliás, o Sporting ainda não conheceu a derrota nas competições internas e, apesar de também ter fechado o ano com um empate, diante do Belenenses (1-1), no Restelo, acabou por conseguir a qualificação para a «Final Four» da Taça da Liga. Ao contrário de Rui Vitória, Jorge Jesus utilizou os habituais titulares na despedida de 2017, procurando manter vivo o ritmo competitivo da equipa principal.

AUSÊNCIAS

Benfica: Luisão é a grande baixa na equipa de Rui Vitória. O capitão lesionou-se a 13 de dezembro, na derrota diante do Rio Ave que afastou as águias da Taça de Portugal e desde logo ficou-se a saber que o capitão dificilmente jogaria o dérbi. Grimaldo também tem treinado limitado esta semana e, apesar de constar na lista de convocados, estará em dúvida até perto da hora do jogo.

Sporting: Jonathan Silva é a única baixa dos leões por motivos físicos, numa altura em que Fábio Coentrão, segundo revelou Jorge Jesus, estará completamente recuperado. Bruno Fernandes e Geslon Martins, que também terminaram o ano com algumas limitações físicas, também estão recuperados para o grande jogo desta ronda.

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória: «[Decisivo?] Nunca coloco as coisas dessa maneira, já fizemos muitos jogos destes. Todos os jogos são intensos, no limite, é mais um jogo que vamos fazer, em nossa casa, com os nossos adeptos. Temos noção do que devemos fazer. Duas equipas que se vão respeitar uma à outra. Não acrescenta mais nem menos, ficam a faltar 18 jornadas, há muito campeonato pela frente».

Jorge Jesus: «Espero vencer na Luz. Eu, e os meus jogadores e os adeptos do Sporting porque achamos que temos capacidade para isso. Não interessa o que aconteceu há um ano. Para o jogo de amanhã, face às duas grandes equipas, permite-me pensar que temos todas as possibilidades de vencer. É a terceira vez que vou jogar na Luz, ganhei uma, perdi outra, amanhã é o desempate. Vamos ver quem vai ganhar».

HISTÓRICO

Vai ser o 84º dérbi no Estádio da Luz, contabilizando apenas os jogos do campeonato. Nesta balança, o saldo inclina-se naturalmente para a equipa da casa que acumula 46 vitórias, contra apenas 15 dos rivais, com 22 empates pelo meio. Será a terceira visita de Jorge Jesus como treinador do Sporting. Depois da ter ganho na estreia, com um contundente 3-0 [golos de Téo Gutierez, Slimani e Bryan Ruiz na primeira parte], o treinador dos leões perdeu na última temporada por 1-2. Nesta última visita, Salvio e Jiménez marcaram para a equipa de Rui Vitória, enquanto Bas Dost reduziu a diferença.

Apenas a título de curiosidade. Esta será a segunda vez que os dois emblemas se cruzam no dia 3 de janeiro. Na primeira, na temporada 1998/99, no Estádio de Alvalade, o Benfica venceu por 2-1. Delfim marcou para os leões, enquanto, segundo rezam as crónicas, Beto marcou dois autogolos.

EQUIPAS OFICIAIS

Benfica:

Sporting: