SIGA O V. GUIMARÃES-SP. BRAGA AQUI A PARTIR DAS 21H15

MOMENTO

V. Guimarães: a equipa de Luís Castro atravessa o seu melhor momento de forma, estando a subir o rendimento depois de um arranque periclitante. Nos últimos seis jogos os vimaranenses perderam apenas um, em Portimão, e vêm de três jogos sem perder. Venceram no Funchal na última jornada da Liga (1-3) e a contar para a Taça de Portugal golearam o Valenciano por sete bolas a zero.

Sp. Braga: líderes do campeonato em igualdade pontual com o Benfica, os arsenalistas ainda não perderam em jogos oficiais esta época, estando a cumprir um arranque de campeonato pujante. Na última jornada o conjunto de Abel Ferreira interrompeu uma série de cinco triunfos ao empatar na receção ao Rio Ave (1-1). Na Taça de Portugal os bracarenses eliminaram o Felgueiras com um golo apontado nos últimos minutos.

AUSÊNCIAS

V. Guimarães: Florent, João Teixeira e Ola John (lesionados).

Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Ailton, Xadas e Trincão (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Luís Castro (V. Guimarães): «É um dérbi que se estende no tempo e na sua história. A rivalidade é de séculos, neste momento a parte mais visível exprime-se no futebol, isso sente-se na cidade, que se estende claramente aos jogadores e equipa técnica. Mas sabemos que temos de ter uma grande dose de serenidade para abordar o jogo. É um privilégio passar por estes momentos. Vale três pontos e uma imensa alegria se conseguirmos vencer».

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Não vivemos com o passado. Essa é uma história fechada. Cada jogo é único e irrepetível. Esta semana não houve qualquer conversa sobre isso [goleada (0-5) da época passada] com os jogadores. Zero. Este será um jogo quente para homens de cabeça fria. Temos de chegar dentro do campo e sermos fiéis à nossa identidade, ao nosso compromisso».

REGISTO HISTÓRICO

O histórico de receções do V. Guimarães ao rival Sp. Braga é amplamente favorável ao conjunto da Cidade Berço, mas essa tendência foi completamente esbatida nos últimos jogos. Num total de 68 jogos disputados em Guimarães entre os dois emblemas minhotos registam-se quarenta triunfos para o Vitória contra treze para o Sp. Braga, registando-se ainda quinze empates. Contudo, nas últimas cinco épocas o Sp. Braga saiu vencedor em quatro delas. Nas últimas três deslocações ao D. Afonso Henriques os bracarenses marcaram sete golos e não sofreram nenhum, muito por força da goleada (0-5) da época passada.

ONZES PROVÁVEIS

V. Guimarães

Sp. Braga