Declarações de José Peseiro, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, depois do trunfo diante do Desp. Aves, o primeiro no comando técnico dos vimaranenses:

«Foi um jogo difícil, com uma vitória justa contra uma boa equipa, que vive um bom momento. Entrámos bem, marcámos o golo, houve uma boa reação do Aves, que nos provocou dificuldades, mas podíamos ter feito o segundo golo e ter uma almofada de tranquilidade. O Aves acabou a primeira parte por cima. Admito que o Aves não foi inferior na primeira parte. Na segunda parte fomos melhores, mostrámos caráter e vontade de vencer. Pelo que fizemos na segunda parte, fomos mais dominantes, não permitimos ao Aves criar perigo, com o apoio dos adeptos foi uma vitória justa».

[Momento pouco favorável? «Este clube é muito grande, com uma massa associativa poderosa, muito exigente, não é a mesma coisa que jogar noutro clube, este é um clube grande. Há exigência mas muita emoção. Não é fácil jogar aqui, por isso vêm clubes com outros orçamentos superiores aos do Vitória a passar por momentos menos fáceis. Os nossos jogadores fazem o melhor que podem, e os vitorianos acham que é pouco com a sua exigência. Temos de enquadrar isso, este contexto não é o mesmo se fosse com a camisola do Aves, com todo o respeito. É a exigência deste clube, não estou a pedir paninhos quentes à massa associativa. Realço o caráter que estes jogadores tiveram. Estes jogadores valem muito mais do que mostram neste contexto».

[Hurtado viu quinto amarelo e falha Benfica] «Nem sabia. Acontece em várias situações. Sentiu o que todos sentimos, que era preciso vencer o jogo. Acho uma parvoíce não se poder fazer a festa do golo e tirar uma camisola. Acho que fez por emoção, era importante ganhar».

[Significado do triunfo antes da pausa] «É bom porque ganhámos. Podemos tentar pôr as nossas ideias e podemos construir e colocar mais algumas ideias na equipa porque o ambiente é mais favorável. Temos sete jogos pela frente e 15 dias para trabalhar. Prometemos trabalho para melhorar. Os jogadores estão mais confiantes, gosto que as minhas equipas joguem bem, embora às vezes não consigam. Acreditam que vão melhorar. Esta vitória acaba por ser um conforto, ganhar ao Aves não é deslumbrante, mas dado o contexto é importante».

[Atrito nos bancos] «O futebol é um jogo de emoções, ainda bem. Estava cá muita gente, o que posso dizer é que gostei é uma prova do que é a emoção deste clube, não gostei do que o Flávio fosse expulso, mas defendeu as nossas cores perante o facto de o banco do Aves estar excitado, não sei porquê, mostrou o que é a alma vimaranense».