A FIGURA: LICÁ

Depois de ter feito a segunda época mais goleador da carreira no ano passado, Licá tem, tal como toda a equipa, demorado a engrenar nesta nova temporada. Chegou a este jogo só com um golo marcado, mas precisou apenas de 45 minutos para dobrar a conta, com dois belíssimos golos – um deles de calcanhar. Não é um «9» de raiz, mas tem movimentações de avançado e deu muito trabalho à dupla de centrais do Desp. Aves. Foi preponderante também no 3-2 do Belenenses, ao combinar com Varela, e por isso assume-se como a figura maior da tarde.

O MOMENTO: classe de Varela obriga Mehremic a cortar para dentro da baliza, minuto 66

A primeira parte tinha sido cheia em golos e emoção, mas no segundo tempo os festejos abrandaram. Até que surgiu o regressado Varela: combinou com classe com Tiago Varela e Licá e depois «obrigou» Mehremic a cortar para dentro da baliza – a bola ia direitinha para Robinho, que ficava com as redes escancaradas.

OUTROS DESTAQUES

Welinton Júnior

Depois do bis em Faro, na eliminação dos avenses aos pés do Farense, para a Taça de Portugal, Welinton Júnior voltou a estar em grande nível. Irreverente do lado esquerdo da defesa, deu muitas dores de cabeça a Gonçalo Silva, esta tarde adaptado a lateral-direito. Merecia menção só pelos dois golaços que marcou: o primeiro, logo aos 40 segundos, depois de uma chapelada sobre André Moreira – esteve pertíssimo de repetir a história aos cinco, mas aí André Moreira não permitiu – e voltou a marcar com um grande remate depois de um livre ensaiado com Afonso Figueiredo.

Varela

Como já foi referido voltou a jogar para o campeonato português quase três anos depois – a última vez tinha sido numa deslocação do FC Porto a Paços de Ferreira, em janeiro de 2017 – e mostrou que a qualidade não se perde com a idade. Fisicamente está ainda longe do ideal, mas tecnicamente foi dos melhores em campo e nota-se que está um patamar acima de quase todos os companheiros. Somou dois cruzamentos açucarados para Licá – um deles resultou em golo, e foi preponderante no tento decisivo dos azuis, num lance em que foi o principal autor e que culminou com o autogolo de Mehremic.

Falcão

O que dizer do passe para o golo inaugural de Welinton? Grande bola do médio brasileiro de 25 anos. Não contente, Falcão voltou a repetir a gracinha cinco minutos depois, também para Welinton, mas desta feita André Moreira não se deixou enganar. No segundo tempo voltou a protagonizar mais um grande passe, para Kevin Yamga, mas o colega foi algo disciplente dentro da área. Muito criterioso no passe, foi o melhor elemento do trio do meio-campo avense.

Robinho

Tem nome de craque este avançado que o Belenenses fez subir do escalão de sub-23 à equipa principal. Jogou na frente com Licá e foi um bom parceiro do internacional português. Nunca virou cara à luta, pressionando sempre os adversários, somou ainda algumas investidas interessantes.