O Belenenses, 12º classificado da Liga, recebe este domingo o Desportivo das Aves, último classificado, num jogo que poderá acompanhar no AO VIVO do Maisfutebol.

MOMENTO

Belenenses: catorze jogos sem vitórias dizem quase tudo sobre o momento negro do Belenenses. Contabilizando apenas os jogos da Liga, já são onze jornadas sem vitórias, que se traduzem na segunda pior série de sempre do histórico emblema lisboeta. Silas ainda trouxe algum ânimo, com empates frente ao Marítimo e Benfica, mas a última derrota no Bonfim (0-3) voltou a carregar de escuro o horizonte da equipa do Restelo que, além da perpétua crise diretiva, está em queda livre na classificação, atualmente no 12º lugar, mas com apenas três pontos de vantagem sobre a linha de água. Como diz Silas, «é importante começar a amealhar ponto».

Desp. Aves: a equipa de José Mota também vinha de uma série de sete jogos sem vencer na Liga, mas quebrou o enguiço na semana passada com um triunfo categórico sobre o Boavista (3-0). Numa ronda em que os quatro últimos venceram, o Aves não saiu do último lugar, mas ganhou certamente moral para a visita deste domingo ao Restelo. Um novo triunfo nesta ronda, que seria inédito esta época, tirará não só a equipa da zona de despromoção, como permitirá cortar a distância para o Belenenses para apenas um ponto.

AUSÊNCIAS

Belenenses: Silas não vai poder contar com Bouba Saré, Muriel e Tandjigora, todos com problemas físicos, além de Fredy que vai cumprir um jogo de castigo.

Desp. Aves: Tissone será o único jogador impedido por problemas físicos, mas José Mota conta com três jogadores castigados: Nélson Lenho, Vítor Gomes e Amilton.

DISCURSO DIRETO

Silas: «Se não houver uma vitória, são 15 jogos [sem ganhar], mas vamos jogar para ganhar. Vamos defrontar um adversário difícil, que subiu de divisão, mas que se reforçou para ficar na primeira metade da tabela, ou até algo mais, que tem, pelo menos, dois internacionais A e jogadores de grande valia e experiência de I Liga».

José Mota: «Só com bons resultados é que conseguimos devolver a confiança aos jogadores e trabalhar sobre vitórias é um fator acrescido de motivação. Quando vim para cá falou-se se a equipa precisava de reforços e o que eu dizia era que precisávamos de recuperar o ânimo de alguns jogadores e recuperar a alegria de uma equipa que tem valor».

HISTÓRICO

Esta é apenas a quarta visita do Aves ao Restelo, sendo que nas três primeiras nunca ganhou, somando um empate e duas derrotas. A última visita já tem onze anos, enquanto as restantes têm dezassete e 33 anos. Um histórico, portanto, muito pobrezinho. Já esta época, na Vila das Aves, venceu a equipa da casa, por 2-1, com golos de Salvador Agra e Ryan Gauld, contra um de Nuno Tomás.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses:

Desp. Aves: