SIGA O DESP. AVES-FEIRENSE, A PARTIR DAS 19H00 DE SEXTA-FEIRA, NO MAISFUTEBOL

MOMENTO

Desp. Aves: a equipa de José Mota atravessa um período negativo na Liga. Depois de duas vitórias consecutivas em novembro, os avenses somam seis jornadas sem triunfos e apenas conseguiram um ponto nos últimos 18 possíveis. Uma vitória permite, pelo menos, ultrapassagem ao Feirense na classificação. A pior defesa da Liga – 30 golos sofridos – enfrenta o pior ataque: a par de Desp. Chaves e Marítimo, o Feirense leva dez golos marcados. Tudo antes do jogo da Taça de Portugal, ante o Sp. Braga, no qual vai tentar continuar a defender o título da época passada.

Feirense: tem sido um calvário de maus resultados para a equipa de Nuno Manta, no que à Liga diz respeito. Os fogaceiros entraram com duas vitórias no campeonato, mas nunca mais venceram desde 20 de agosto, fazendo tantos pontos em 14 jornadas como nas duas primeiras. Ainda assim, nas últimas duas, registou o que já não se via também desde agosto: duas jornadas sem perder, fruto dos empates em Chaves e na receção ao Santa Clara. Duelo importantíssimo pela manutenção, antes de jogar os «quartos» da Taça de Portugal, com o Sporting.

AUSÊNCIAS

Desp. Aves: Diego Galo (lesionado).

Feirense: Luís Machado, Edson Farias, João Silva (lesionados). Tiago Silva, Vítor Bruno (castigados).

DISCURSO DIRETO

José Mota (Desp. Aves): «Objetivo é vencer para sair destes lugares. Jogamos em nossa casa, queremos vencer e tudo vamos fazer para isso. Penso que temos condições para fazer um jogo positivo e conseguir os três pontos, sabendo que do outro lado vai estar um adversário que trabalha muito, é aguerrido e determinado.»

Nuno Manta Santos (Feirense): «Vai ser um jogo extremamente difícil para ambas as equipas, que querem pontuar. Estamos mentalmente preparados para o jogo, sabendo que vale mais do que três pontos, no sentido em que pode dar-nos vantagem sobre os adversários que estão próximos de nós na tabela.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

As duas equipas já jogaram entre si 46 vezes de forma oficial, mas apenas duas para o principal campeonato do futebol português, ambas na época passada e com duas vitórias para os avenses. Num panorama mais global, a equipa da Vila das Aves venceu 22 vezes, o Feirense 15 e houve nove empates. Só nos 23 jogos em casa dos avenses, 15 vitórias caseiras, quatro dos fogaceiros e outras tantas igualdades. A tendência recente tem sido favorável ao Desp. Aves: nos últimos 11 jogos oficiais ante o Feirense, apenas perdeu um.

Desp. Aves

Outros convocados: ainda não divulgados.

Feirense

Outros convocados: ainda não divulgados.