Asfalto a fervilhar na Nacional 105. Dérbi de vilas a abrir a penúltima jornada da Liga, já com pouco a definir na tabela classificativa mas com muito a defender no que à honra e orgulho diz respeito. Teve mais nervo no acelerador o Moreirense, vencendo na vizinha Vila das Aves (0-1) com um golo de Chiquinho.

A equipa de Ivo Vieira pôs um travão na série de quatro jogos sem vencer, assinalou num jogo especial o regresso aos triunfos e cimentou o quinto lugar, defendendo assim a sua posição para a derradeira jornada do campeonato, na qual recebe o V. Guimarães.

Depois de festejar a sua «Champions», como Inácio apelidou à manutenção, o Aves não conseguiu despedir-se dos seus adeptos com um sorriso, perdendo com uma exibição cinzenta em que falhou uma grande penalidade ainda no primeiro tempo.

AO MINUTO: FICHA E PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

Num duelo de vilas mas com estatuto de elite no futebol português, o Moreirense entrou em campo fazendo-se valer do seu rótulo de revelação da época. Mesmo num mau momento, o pior da temporada, a equipa de Ivo Vieira apresentou-se confortável com bola e mandão no jogo, chamando a si a iniciativa de jogo.

O domínio ia sendo, contudo, pouco produtivo no que a situações de perigo diz respeito e com um futebol menos laborado mais vertical o conjunto avense foi equilibrando os pratos da balança até acabar mesmo por cima na primeira metade. Muito por força de bolas paradas, é certo, mas a realidade é que a equipa de Inácio causou mais frisson.

A minutos do intervalo o Aves teve mesmo no pé direito de Rodrigo uma oportunidade soberana para se adiantar no marcador, mas Trigueira foi gigante na baliza a apagar o erro que o próprio tinha cometido. Grande defesa a travar o penálti depois de sair a soco dos postes numa ação em que abalroou Baldé.

DESTAQUES: Chiquinho decide duelo de 7km

Saiu para o intervalo com ascendente o Aves, mas viu o Moreirense voltar novamente com a batuta para tomar conta do eco que resvalou no dérbi entre vizinhos. A superioridade Cónega teve expressão no marcador aos 54 minutos com Chiquinho a apontar o décimo golo esta temporada.

Pormenor delicioso a receber em habilidade de forma orientada, contou ainda com um precioso ressalto em Ponck, ficando com o esférico à sua mercê para visar a baliza de Beunardeu. Dali o médio não costuma falhar e atirou para o fundo das redes com um remate convicto.

Foi o suficiente para garantir os três pontos, até porque o Aves teve poucos argumentos para reagir. Aliás, continuou por cima o Moreirense e marcou posição na luta pelo quinto lugar. Basta um empate ao conjunto de Ivo Vieira na última jornada