O MOMENTO

Marítimo: até pode não estar, ainda, a evidenciar a qualidade de jogo que Daniel Ramos impôs na época passada. Contudo, os números do Marítimo apontam a um início (quase) perfeito de campeonato. Quatro vitórias, com um desaire pelo meio no Restelo (1-0). Ainda que todos pela margem mínima, os triunfos dão à equipa insular 12 pontos e o 4.º lugar. À frente, só FC Porto, Sporting e Benfica, por esta ordem. Amanhã, nos Barreiros, a ordem é dar continuidade ao registo caseiro: três jogos, outras tantas vitórias, o mesmo número de golos marcados. Sofridos, nem vê-los.

Desp. Aves: moralizada pela vitória da última jornada – a primeira no campeonato – a equipa de Ricardo Soares tem um duro teste na Madeira. Nas ilhas, os avenses põem à prova, de forma coletiva, a qualidade individual que é reconhecida a um plantel quase renovado na totalidade som a subida à I Liga. Fora de portas, o Desp. Aves vai tentar vencer. Algo que ainda não fez nessa condição, após o empate em Paços de Ferreira (2-2) e da derrota no Bessa (1-0). Missão difícil, mas não impossível.

AS AUSÊNCIAS

Marítimo: Erdem Sem, Ghazaryan, Luís Martins, Coronas, Everton, todos por lesão.

Desp. Aves: Nildo, por lesão, Gonçalo Santos, com gripe e Derley, castigado.

DISCURSO DIRETO

Daniel Ramos (Marítimo): «Pensamos sempre jogo a jogo. Queremos vencer, queremos mais, queremos ganhar e manter essa ambição presente na nossa conversa dia a dia. A palavra vencer tem de estar muito presente nesta equipa. Estamos motivados para ganhar e os recordes vêm por acréscimo. Não me lembro de uma equipa [Desp. Aves] que tenha subido de divisão que tenha feito uma aposta tão alta. É bem vinda essa aposta.»

Ricardo Soares (Desp. Aves): «Vamos tentar [vencer], sabendo que o Marítimo é uma equipa forte, não perde nos Barreiros há um ano e tal e este ano ainda não sofreu qualquer golo em casa. Neste momento temos bons jogadores, mas não somos uma boa equipa. No futuro, vamos ser melhores.»

OUTROS CONFRONTOS

Total de seis jogos entre as duas equipas no primeiro escalão do futebol português. Saldo de duas vitórias para o Marítimo, além de quatro empates. O Desp. Aves nunca venceu o emblema insular no campeonato principal. Nos três jogos entre as equipas na Madeira, os da casa venceram dois e houve uma igualdade: 1-0 em 1985/86, 2-1 em 2000/01 e 0-0 em 2006/07.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marítimo

Outros convocados: Amir, Dráusio, Gamboa, Filipe Oliveira, Ibson, Piqueti, Gildo, Lundberg.

Desp. Aves

Outros convocados: Quim, Rodrigo, Diego Galo, Falcão, Fariña, Paulo Machado, Amilton