Desportivo de Chaves e Nacional defrontam-se este domingo, a partir das 15h00, em jogo da 31.ª jornada da Liga. Pode acompanhar a partida decisiva para as contas da permanência aqui.

MOMENTO

Desp. Chaves: ganhar é palavra de ordem em Chaves, já que os flavienses continuam na zona de despromoção, a três pontos da salvação. A vitória na última jornada frente ao Moreirense terá dado motivação, mas agora é preciso continuar a escalar a montanha, e logo frente a um adversário direto.

Nacional: se o Chaves está obrigado a ganhar, o que dizer do Nacional? Sem vencer há seis jogos – cinco derrotas e um empate – a equipa de Costinha já está perigosamente a quatro pontos da permanência da Liga e um lugar abaixo do adversário flaviense. É caso para dizer: ou vai ou racha.

AUSÊNCIAS

Desp. Chaves: André Luís e João Teixeira, lesionados.

Nacional: Lucas França, Kaká, Jota, Marakis, Felipe Lopes, Cerqueira, Diogo Coelho e Vítor Gonçalves, lesionados.

DISCURSO DIRETO

José Mota: «Temos de perceber a responsabilidade destes jogos, que frente a adversários diretos valem seis pontos, e tentar que as dificuldades sejam ultrapassadas com tranquilidade e serenidade.»

Costinha: «Não vamos fugir a factos. É um jogo onde é importantíssimo vencer e preparámo-nos para isso. Não vale a pena estar com rodeios ou atalhos, pois o nosso único objetivo para este jogo passa por vencer.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Ligeiro ascendente para o Nacional nos jogos entre as duas equipas, já que conta com seis triunfos contra quatro dos flavienses, isto no total das 16 vezes que se defrontaram. Em casa, no entanto, o conjunto transmontano nunca perdeu e conta com três vitórias em oito desafios. No jogo da primeira volta, na Choupana, a vitória sorriu ao emblema madeirense, por 2-0.

ONZES PROVÁVEIS

Desp. Chaves

Nacional: