Figura: Marega

Naturalmente mais em jogo no ataque dos dragões pela intenção declarada de atacar a zona de ação de Lema. As arrancadas do maliano causaram mossa e aos 30 minutos já tinha amarelado Grimaldo e Lema. O maliano foi a todas na sua forma habitual, a beneficiar a força, mostrou muita raça mas isso foi insuficiente no Clássico

Momento: Danilo falha o alvo no último suspiro (90+4)

Todas as esperanças do FC Porto estavam colocadas na bola que Sérgio Oliveira ia levantar para a área no último dos quatro minutos de compensação. Danilo ganhou nas alturas, mas a bola saiu caprichosamente ao lado. O bruá dos festejos dos adeptos encarnados abafaram o apito final.

Outros destaques

Militão: classe. Talvez a palavra que melhor define a exibição do jovem defesa brasileiro. Vai a todas as jogadas com a tranquilidade de quem parece estar num mundo só dele, alheio a todo o ruído em seu redor. Raramente faz falta porque antecipa quase sempre as jogadas. A única mancha na exibição foi o lance do golo de Seferovic onde chegou um nada atrasado. Mas o FC Porto tem aqui um senhor central que deu mais provas disso mesmo neste Clássico.

Tiquinho Soares: esteve em todos os lances de maior perigo (?) dos dragões na primeira parte. Rematou uma vez para as mãos de Vlachodimos, outra às malhas laterais e deu trabalho aos centrais do Benfica, mas era difícil fazer mais quando as ideias da equipa escasseavam no momento de chegar à frente.

Danilo: A forma como ficou agarrado ao joelho esquerdo ainda na primeira parte após um choque com Fejsa deixou todos assustados. Mas o médio levantou-se, andou limitado durante largos minutos da primeira parte, mas resistiu e apareceu em excelente plano na segunda parte. Saíram da cabeça do camisola 22 as melhores oportundidades do fC Porto na segunda parte, sempre em lances de bola parada.

Brahimi: faltou a magia do argeli no ao jogo do FC Porto. Brahimi quase nunca se conseguiu soltar das amarras dos defesas do Benfica e raramente conseguiu imprimir velocidade ao jogo. E com isso, o jogo dos dragões perde qualidade, já se sabe.