Está aí mais um Estágio do Jogador e o primeiro dia juntou 18 futebolistas nesta altura sem emprego. Entre eles nomes como João Coimbra, Pedro Correia, João Vilela ou Paulo Regula.

A 15ª edição da iniciativa promovida pelo Sindicato dos Jogadores com o objetivo de dar condições de trabalho a jogadores temporariamente desempregados tem como treinador Silas, com o apoio de José Pedro, José Carlos, Rebelo, João Garcia, Rui Amaral e Ranque Franque. Além da vertente desportiva, o estágio volta a ter uma componente de formação, a partir de meados de julho.

«Nós apostamos muito nas carreiras duais e este estágio é também um sinal para os jogadores que cá não estão que é necessário apostar na sua qualificação. A ideia é dar-lhes módulos formativos para que sirvam para a sua vida profissional e pessoal ou para outra atividade. Queremos apostar muito na transição para uma segunda carreira», explicou o presidente do Sindicato, Joaquim Evangelista, citado pela assessoria do organismo.

Quanto ao estágio, Evangelista espera que decorra na linha dos anteriores: «Já passaram por aqui mais de 800 jogadores, já colocámos mais de 500, com uma taxa de empregabilidade de 61%, que é obra. São dados extraordinários e queremos manter esse número.»

Silas, que terminou a carreira aos 40 anos no final desta temporada, depois de representar o Cova da Piedade, disse que encara este estágio como o de qualquer outra equipa. «Viemos para vos ajudar, mas para isso não abdicamos da exigência. Vamos exigir de todos como se estivéssemos a trabalhar numa equipa normal. Vamos trabalhar e treinar como se fossemos uma equipa normal», afirma.

João Coimbra já é repetente no estágio e usa a sua experiência para valorizar a sua utilidade: «Completamente sem vergonha de estar aqui. Já é o terceiro ano consecutivo em que participo. No primeiro ano, antes de ir para a Índia, aproveitei para me manter em forma. No ano passado, por esta altura, estava sem clube e voltei, e este ano, infelizmente na mesma situação, cá estou de corpo e alma para também ajudar se puder.»

Foram estes os 18 jogadores que participaram no primeiro dia de treinos:

Guarda-redes: Tiago Jorge e Gonçalo Carmelo;

Defesas: Pedro Correia, Pedro Almeida, Diogo Santana e Bruno Franklin;

Médios: Macky, João Coimbra, Celestino, Carlitos, Paulo Regula e João Vilela;

Avançados: Manuel Liz, Ricardo Delgado, Bassalia Ouattara, João Marna, Dylan Vieira e Joel Tavares.