FC Porto e Portimonense reencontram-se esta sexta-feira no jogo inaugural da 12.ª ronda da Liga, no Estádio do Dragão. Se o histórico global de confrontos reflete uma supremacia dos dragões - 22 vitórias e quatro derrotas -, o registo de duelos na cidade Invicta impressiona: 15 triunfos para os visitados em 15 partidas. 

Porventura, a memória mais forte é a mais recente. O Maisfutebol contrariou essa lógica, vasculhou jogos anteriores, foi mais longe. Entre resultados pesados como 3-0, 6-0 ou 5-0 , por duas vezes os jogos entre portistas e algarvios terminaram com o marcador em 1-0. 

A 17 de outubro de 1987 o FC Porto, campeão europeu uns meses antes, sofreu muito para levar de vencida o Portimonense. Para além de ter triunfado graças a um autogolo ridículo de Teixeirinha, os azuis e brancos viram os algarvios acertar uma vez no ferro e desperdiçar um bom par de oportunidades.

Veja o resumo:

FICHA DE JOGO:

17 de outubro, Estádio das Antas, época 87/88

Golos: Teixeirinha (própria baliza 26')

FC PORTO: Mlynarczyk, Bandeirinha, Geraldão, Celso e Inácio; Jaime Pacheco (67' Frasco), Rui Barros, Sousa, Jaime Magalhães, Jorge Plácido (77' Rui Neves) e Madjer.

Suplentes: Zé Beto (GR), Eduardo Luís e Quim.

Treinador: Tomislav Ivic

PORTIMONENSE: Peres, Barão, Major, José Carlos, Jorge Alhinho e Teixeirinha; Nivaldo, Pires (61', José Pedro) Skoda, Forbs e César Brito (77', Zé Tó).

Suplentes não utilizados: Sérgio (GR), Celso e Diop.

Treinador: Manuel Cajuda