O clássico de há pouco mais do que um ano, no Dragão, ficou marcado pelo aparecimento de um fenómeno que já existia, mas passava despercebido: os casuals.

Cerca de uma centena deles, ligados ao Sporting, fizeram-se notar duas horas antes do jogo e chamaram a atenção para este fenómeno. Ora um ano depois, na primeira visita ao Dragão depois dessa, a Polícia de Segurança Pública está à espera que os casuals voltem.

De acordo com o que fonte do núcleo de acompanhamento das claques da PSP disse ao Maisfutebol, as autoridades estão à espera que novamente cem elementos deste sub-grupo de adeptos voltem a viajar para o Porto, para o clássico deste sábado da Taça de Portugal.

Nas redes sociais, de resto, correram informações que alguns deles já estariam no Porto, tendo viajado durante esta madrugada, e preparando-se para se fazer notar durante a noite.

A PSP duvida muito que seja verdade: os elementos mais conhecidos destes sub-grupos estão referenciados e controlados, a maior parte deles trabalham durante a sexta-feira, alguns trabalham até ao sábado de manhã, pelo que dificilmente já poderão ter viajado.

No entanto, não é impossível que alguns tenham já viajado, sendo que não serão os elementos mais perigosos. Esses, espera a PSP, devem viajar este sábado, em carros particulares como sempre o fazem. As autoridades prometem estar atentas a eles.

Os casuals, acrescenta a PSP, têm aliás acompanhado a equipa em vários jogos fora, tendo estado por exemplo recentemente em Penafiel. Mas neste caso em pequeno número.

Sporting promete maior deslocação de adeptos de sempre ao Porto

O Sporting, de resto, promete ter este sábado a maior deslocação de adeptos ao Porto. O clube colocou à venda quatro mil bilhetes, que o FC Porto exigiu que fossem pagos adiantadamente, por isso espera-se cerca de quatro mil adeptos do Sporting no Dragão.

Nesta altura, aliás, sobram 200 ingressos, dos cerca de 500 ingressos que foram colocados à venda nesta sexta-feira. As duas últimas centenas de bilhetes serão vendidas este sábado no Solar do Norte, no Porto.

Neste caso, porém, a esmagadora maioria dos adeptos deve viajar de autocarro, sendo que estão já previstas várias excursões. Os adeptos do Sporting têm concentração marcada para as 14 horas no parque dos STCP junto ao Dragão, seguindo daí para a bancada.