O Vitória de Guimarães perdeu Hêrnani no mercado de inverno, contratado precisamente pelo FC Porto, e ainda Traoré, que rumou ao Basileia, adversário dos «dragões» nos oitavos de final da Liga dos Campeões. No que diz respeito a reforços, Rui Vitória recebeu Breno (Grêmio), Kanu (Standard), Ricardo Valente (Leixões) e ainda três jogadores cedidos pelo FC Porto, precisamente: Otávio, Ivo Rodrigues e Sami. Perante estas mudanças, Julen Lopetegui entende que o adversário da 21ª jornada, que até roubou pontos aos dragões na primeira volta, está ainda mais forte.
 
«O Vitória tem melhor equipa do que antes. Reforçou-se muito bem. Tem de um grande plantel, uma boa equipa», disse o técnico do FC Porto, em conferência de imprensa.

Por isso, Lopetegui não antecipa facilidades. «Esperamos um jogo duro e difícil, como não podia ser de outra forma, perante um rival complicado e teremos que fazer uma boa exibição para vencer. É uma equipa bem orientada e com argumentos, nós também temos os nossos e a vontade de fazer tudo bem em campo para ganhar», frisou.

Questionado sobre o que terá de fazer mais do que na primeira volta para conseguir vencer um adversário contra quem o FC Porto empatou na primeira volta, Lopetegui mostrou sentido prático: «Conformo-me em marcar mais um golo do que o Vitória, que foi o que não fizemos na primeira volta e que desta vez o marcador mude se marcarmos um golo legal».