Manuel Machado, treinador do Nacional na conferência de imprensa a comentar a vitória sobre o FC Porto:

«Foi uma jornada boa para o Nacional na medida em que ganhou praticamente a todos os concorrentes alguma vantagem. Falta menos uma jornada para o término do campeonato o que dá uma menor margem para quem tenta recuperar. Desse ponto de vista foi positivo. Relativamente ao que aconteceu para lá dos 94 minutos, é evidente que é de evitar. Mas, por vezes, os jogadores debaixo de grande tensão fazem coisas que não devem, mas também não aconteceu nada de mais.»

«Foi um bom jogo com o resultado em aberto praticamente até ao fim. E com dois tempos diferentes. Um primeiro tempo em que o Nacional jogou com os seus princípios. Teve seis ou sete saídas muitos boas, materializou uma em golo e podia ter chegado a um resultado mais confortável com um pouquinho mais de qualidade. O Porto teve uma boa oportunidade pelo Jackson, mas não me recordo de mais.»

O segundo tempo é um pouco diferente na medida em que o Porto entrou e teve aquilo que é a felicidade dos grandes clubes, dos grandes campeões. No primeiro lance de ataque, no primeiro minuto do segundo tempo, conseguiu fazer o 1-1.»

«Julgo que a grandeza da minha equipa esteve na forma como respondeu. Quando se previa que eventualmente isso pudesse perturbar e tirar eficácia à equipa, de facto mostrámos que somos uma equipa, respondemos de imediato, e numa transição rápida fizemos o 2-1.»

«A partir daí, sim, o jogo ganhou um outro formato. O Porto meteu muita gente no plano ofensivo, tirou um central, meteu jogadores frescos no meio campo, o que lhe deu mais força em termos ofensivos e tivemos que baixar um pouco as linhas. Cortámos muito bem aquele assédio. Continuo a olhar para o Gottardi e a não ver que ele tenha feito grandes defesas, não houve assim lances de grande dificuldade. A maior delas foi o penálti que, felizmente para nós, não se traduziu em golo.»

«Pelo que fizemos nos primeiros 45 minutos e pela forma eficaz, estóica, como sofremos o assédio final que o Porto fez, o resultado acaba por cair bem para o nosso lado.»