Benfica, como campeão, e Sporting, como segundo classificado da Liga, já garantiram acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde nesta altura estão já confirmadas as seguintes vinte equipas:

Barcelona, Real Madrid e At. Madrid (Espanha), Leicester, Arsenal e Tottenham (Inglaterra), Bayern Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen (Alemanha), Juventus e Nápoles (Itália), PSG e Lyon (França), Benfica e Sporting (Portugal), Dínamo Kiev (Ucrânia), PSV Eindhoven (Holanda), Besiktas (Turquia), Brugge (Bégica) e Basileia (Suíça).

Além destes vinte, há ainda uma vaga para o campeão da Rússia (CSKA ou Rostov) e outra para o vencedor da Liga Europa (Sevilha ou Liverpool). Depois, haverá mais dez acessos, a partir dos play-off, onde já está o FC Porto.

O vencedor desta edição da Champions, mais os campeões dos sete primeiros países do ranking da UEFA – incluindo Portugal - entram diretamente para o pote 1, que nesta altura já tem confirmadas as presenças de Barcelona, Bayern, Leicester, Juventus, Benfica e PSG, além do campeão europeu e do campeão russo.

Entre o pote 3 e 4, o Sporting ainda precisa de ver definidas mais algumas contas, e as decisões nos play-off para confirmar onde vai ser colocado. No pote 2 estão para já confirmadas as presenças de Arsenal, Borussia Dortmund e ainda do derrotado da final da Champions, At. Madrid ou Real. Caso supere os play-off, o FC Porto também será colocado no pote 2.

Play-off: FC Porto cabeça de série, mas pode encontrar alemães e italianos

O FC Porto também já tem presença confirmada no play-off, e sabe que vai deter estatuto de cabeça de série. Recorde-se que a UEFA divide os play-off entre percurso dos campeões e dos não campeões, com os portistas, como não-campeões, a terem para já, como garantida, a companhia de Villarreal (Espanha) e Manchester City (Inglaterra) mas, dependendo dos resultados das rondas anteriores, podem ter como adversários a Roma (Itália) e o Borussia Moenchengladbach (Alemanha), que não têm estatuto de cabeça de série confirmado.