A Académica deu início à pré-época com um número invulgar, nos últimos anos, de jogadores com passado ao serviço das camadas jovens do clube.  Jimmy, João Gomes, Fábio Santos, Pedro Nuno, Cristiano, Nuno Piloto, Magique e Hugo Seco (da esquerda para a direita, na fotografia) estão agora no plantel principal e querem ser opções valiosas para Paulo Sérgio.

O site oficial dos estudantes aborda esta segunda-feira o tema e faz uma resenha do percurso destes atletas, começando pelos guarda-redes. Dos três,  Cristiano foi o que «menos tempo envergou a camisola da Briosa (2006/2007, ao serviço dos juvenis), enquanto Fábio Santos entrou diretamente nos juniores, proveniente do Penafiel». «Relativamente a João Gomes, o guardião vai iniciar o seu primeiro ano de júnior, mas já trabalha à disposição de Paulo Sérgio», explica o emblema de Coimbra.

«Magique e Jimmy foram ainda emprestados a Trofense e U. Madeira, após representarem a equipa júnior da Académica, enquanto Pedro Nuno salta diretamente para os seniores, depois de completar a formação. Hugo Seco e Nuno Piloto são os que mais anos têm de Briosa», pode ainda ler-se. 

O último falou de peito cheio deste trabalho.« É um orgulho fazer parte deste lote de jogadores que estão agora nos seniores. Ainda para mais, no meu caso, porque também completei os meus estudos, e isso faz parte da mística da Académica. É com satisfação e orgulho que vejo que somos oito, regozijo-me por isso. Sinceramente, não sabia que eram tantos…», constatou o médio estudantil.

«Conselhos? Que tenham espírito de sacrifício, é preciso muito trabalho, humildade, e ouvirem sempre o que os treinadores têm para dizer. Depois, claro, que privilegiem sempre os estudos, nunca descurem esta parte pois a formação académica é muito importante», acrescentou.

Em termos de preparação, Fernando Alexandre e Hugo Seco continuam de fora dos trabalhos, devido a problemas físicos.