A final da Taça de Portugal vai ser antecipada uma dia, para 25 de maio, um sábado, de forma a não coincidir com as eleições europeias, segundo confirmou à agência Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Em declarações reproduzidas no jornal Público, João Paulo Rebelo deu conta do acordo alcançado com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a realização do jogo no sábado, véspera das eleições, e também com a Liga de clubes para que, na próxima época, não haja campeonatos no fim de semana das eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro.

«No desenrolar da sua atividade normal quer com o FPF quer com a Liga, houve sensibilização das entidades organizadoras e estamos em condições de garantir que nem no dia das eleições europeias nem no dia das eleições legislativas haverá coincidência com jogos de futebol», disse o secretário de Estado.

As três eleições mais recentes - europeias em 2014, legislativas em 2015 e autárquicas em 2017 - coincidiram com datas de jogos de futebol. Nas últimas, houve no mesmo dia um clássico Sporting-FC Porto a contar para a I Liga. «Chegou-se a um entendimento sem necessidade de qualquer imposição legal», completou João Paulo Rebelo.