O Gil Vicente informou esta terça que o recurso feito junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) contra o Estado Português foi aceite. O clube de Barcelos espera agora ser chamado a Estrasburgo, onde fica sedeado aquele organismo, para «proceder ao cabal esclarecimento dos contornos em que o «Caso Mateus» ocorreu», pode ler-se numa nota publicada no site oficial do Gil Vicente.
 
Este recurso do Gil Vicente prende-se com a «morosidade evidenciada pela justiça portuguesa», que segundo o clube de Barcelos «continua há mais de oito anos sem deliberação e pendente na primeira instância dos tribunais» no que ao «Caso Mateus» diz respeito.
 
Veja a nota informativa do Gil Vicente na íntegra:
 
«Em virtude da morosidade evidenciada pela justiça portuguesa no que concerne à cabal resolução do Caso “Mateus”, em particular o processo de descida de divisão que continua há mais de oito anos sem deliberação e pendente na primeira instância dos tribunais portugueses, a Direção do Gil Vicente F. C. conforme havia dado nota anteriormente, avançou para a apresentação de uma queixa junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) contra o Estado Português.
 
O Gil Vicente F. C. informa que apreciada o teor da queixa em sede do TEDH, a mesma foi aceite. O clube aguardará agora, conforme o procedimento nestes casos, o convite da parte do TEDH para a deslocação do departamento jurídico do clube a Estrasburgo, França, a fim de proceder ao cabal esclarecimento dos contornos em que o Caso “Mateus” ocorreu e que motivaram o recurso do clube aos Tribunais.

 
A Direção do Gil Vicente Futebol Clube»