Não foi por ter vencido o FC Porto no Dragão, que Giuseppe Galderisi considera como um «bico-de-obra», o jogo da sua equipa com o Estoril, neste sábado, na Amoreira. O treinador do Olhanense realçou o bom momento dos canarinhos, mas também afiançou que a sua equipa entrará em campo para pontuar.

«O Estoril não ganhou só ao FC Porto. Venceu os últimos três jogos e não perde há nove. Há mérito nisso e este é um dos melhores momentos do Estoril. Tem grande qualidade, com jogadores muito bons. Tem muita qualidade técnica, atacam muito em profundidade, gosto de os ver jogar. Também gosto muito do Marco Silva, que é um dos melhores treinadores portugueses. Vi o jogo (com o FC Porto), e amanhã temos que encara a partida como o fizemos contra o Sporting, porque o nível é muito alto. Temos que estar concentrados, muito atentos, e limitar a qualidade deles.», destacou o treinador italiano.

«Estamos a trabalhar muito, todos os dias, e os jogadores estão bem. Mas também temos alguns problemas, porque não poderemos contar com o Obodo, o Rui Duarte, o Santana e o Regula. Mas estou muito contente com a minha equipa, porque está a trabalhar bem, e vamos continuar a crescer. Com muito respeito pelo Estoril, que é uma das melhores equipas portuguesas, vamos querer fazer um bom resultado, sabendo que teremos que ter uma boa prestação, porque é muito forte.», constatou.

Galderisi vê aspetos positivos no seu grupo, que podem ser importantes para o jogo. «Vamos ter uma equipa muito compacta, e demos essa demonstração contra o Gil Vicente quando ficamos com 10 jogadores. Gostei muito do sacrifício e do suor da equipa. Com o Estoril Temos que ter os jogadores muito juntos, e quando houver espaço e oportunidades, temos que aproveitá-las. O futebol ensinou-me que antes dos jogos, nada está decidido.», avisa.

«Dada a nossa necessidade de pontos, todos os jogos são finais. No futebol respeito tudo, mas tenho que pensar em fazer crescer a minha equipa e dar-lhe uma mentalidade. Não devemos ter medo de nada, mas sim muito respeito.», acrescentou.

Ao serviço do Olhanense, Galderisi já conquistou 7 pontos, mas todos em casa. O que tem faltado para começar a pontuar fora? «Sim, é verdade. Creio que tem faltado mentalidade. As equipas que tenho treinado têm ganho muitos jogos fora, com mentalidade, e, creio, estamos a crescer nesse aspeto. Só jogamos dois jogos fora, com o Paços de Ferreira e o Sporting. Com o Sporting, e na minha opinião, fizemos um grande jogo, e com o Paços Ferreira, estivemos, bem, mal, bem…. Temos que ser sempre bons, sabendo que não podemos ser fenomenais.», disse.

Até final do campeonato, os algarvios têm 4 jogos em casa e 6 fora… «É bom para demonstrar que é verdade… (que as suas equipas ganham muitos jogos fora)», brincou. «Não preparo as minhas equipas para jogarem em casa ou fora. É igual. Mas com seis jogos fora vamos ter que fazer pontos, porque não podemos pontuar só em casa. Por isso, a mentalidade tem que ser de dar sempre o máximo que podermos para a recolha também ser o máximo que conseguirmos. É que ninguém nos oferece pontos….», adicionou.

O treinador italiano não vai poder contar com Rui Duarte (entorse do ligamento lateral interno, com paragem de 4 a 6 semanas), Santana (acelera a recuperação para aumentar os índices físicos), Regula (rotura muscular na face posterior da coxa esquerda - 10 dias de paragem) e Obodo (expulso no jogo com o Gil Vicente).