O FC Porto no Bessa, o Sporting em Vila do Conde. O líder e o segundo classificado da Liga têm deslocações com história nesta 10ª jornada. O grau de dificuldade dos jogos depende de muitos fatores, mas olhar para trás ajuda a perceber tendências. No caso do Sporting, a última impressão é sempre mais forte e está bem fresco nas memórias o resultado da época passada, quando o Rio Ave venceu por 3-1, um choque para os leões que sofriam ali a primeira derrota na Liga depois de um arranque entusiasta. O FC Porto joga um dérbi, um jogo sempre com características especiais. Mas historicamente os estádios de Rio Ave e Boavista nem são particularmente complicados para leões, no primeiro caso, e dragões, no segundo. Fomos ver os resultados dos «grandes» como visitantes, para perceber onde tradicionalmente sentem mais dificuldades.

O Sporting, que joga nesta sexta-feira em Vila do Conde, pelas 21h, já depois de o Benfica-Feirense abrir a jornada 10, às 19h, fez 23 jogos para a Liga em casa do Rio Ave. A equipa da casa venceu por 4 vezes, houve 7 empates e 12 vitórias do Sporting, uma percentagem de 52 por cento de vitórias dos «leões».

Se olharmos para o histórico dos outros jogos do Sporting como visitante no campeonato, há sete clubes, isto não contando com os confrontos em casa dos outros «grandes», com quem o registo dos «leões» é inferior a 50 por cento de vitórias como visitante: Sp. Braga, Boavista, Belenenses, V. Setúbal, Paços Ferreira, Portimonense e Desp. Chaves, o campo onde o Sporting tem aliás pior registo. Pior percentagem de vitórias até do que em casa de Benfica e FC Porto.

Em 14 visitas a Chaves para o campeonato os «leões» só venceram duas. E se a maior parte dos jogos são doutros tempos, a tendência não mudou na época passada, que assinalou o regresso dos transmontanos à Liga: empate em Chaves a dois golos. O Bessa também é historicamente difícil para o «leão», que venceu lá 12 vezes, em 54 jogos para a Liga. Mas a tendência recente é mais favorável aos «leões». Nas últimas três épocas, desde o regresso do Boavista à Liga, o Sporting venceu duas vezes e empatou uma no Bessa.

Voltando à visita a Vila do Conde, se olharmos para um passado mais recente, há a vitória do Rio Ave da época passada e, nas últimas cinco temporadas, mais uma, em 2012/13. O Sporting venceu os outros três desses cinco jogos.

No outro extremo, os campos onde o Sporting tem melhor registo são os das equipas com menos número de presenças na Liga entre as que disputam atualmente o campeonato: Aves (4 jogos na Liga, 4 vitórias), Tondela (2 jogos, 2 vitórias) e Feirense (6 jogos, 5 vitórias, 1 derrota).

Quanto ao FC Porto, tem um histórico positivo no Bessa, reforçado no passado recente. Historicamente são 54 confrontos para a Liga, com 15 vitórias do Boavista, 10 empates e 29 vitórias portistas. As últimas três épocas, desde que o Boavista está de volta, assistiram a três vitórias do FC Porto no «dérbi».

Há seis clubes atualmente na Liga onde o FC Porto tem conseguido como visitante percentagem de vitórias inferior a 50 por cento, mais uma vez não contando com os outros «grandes»: Marítimo, Belenenses, V. Guimarães, Portimonense, Moreirense e Estoril.

O pior registo histórico do FC Porto é mesmo em casa do Belenenses, com 76 jogos na Liga, 26 vitórias dos azuis do Restelo, 20 empates e 30 vitórias do FC Porto. Nas últimas cinco épocas, a tendência não muda muito, duas vitórias portistas e três do Belenenses.

Caso relevante para o FC Porto o do Marítimo, onde o registo histórico dá 46 por cento de vitórias ao FC Porto, mas a tendência recente acentua muito as dificuldades dos «dragões», que não venceram uma única vez nos Barreiros nas últimas cinco épocas: duas vitórias madeirenses e três empates.

É também nas Aves que o FC Porto tem melhor registo como visitante, três jogos e três vitórias. Em casa do Feirense também venceu quatro jogos e apenas empatou um. Outro campo onde o FC Porto se tem dado bem é o Bonfim. Se historicamente as contas não são muito desequilibradas, as últimas décadas fizeram pender muito a balança para o lado do «dragão». Mas o empate na época passada veio contrariar a tendência. 

O Benfica joga em casa nesta jornada, frente a um Feirense que venceu nos cinco confrontos já realizados em casa para a Liga e que é também um dos adversários com quem se dá melhor fora de casa, quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados. Os «encarnados» fazem de resto o pleno com o Moreirense, ganharam as sete deslocações para a Liga. E também nunca perderam em casa do Portimonense em 14 visitas. Aves é outro dos campos onde o Benfica se dá melhor, três vitórias e um empate em quatro jogos.

Historicamente, há três clubes em cujas casas o Benfica tem menos de 50 por cento de vitórias: Boavista, Marítimo e Belenenses. E se no caso do Restelo o passado recente atenuou a tendência, com cinco vitórias das águias nas cinco últimas visitas, nos casos de Bessa e Barreiros ela é bem presente. Desde o regresso do Boavista à Liga, o Benfica só venceu uma das três deslocações ao Bessa. E também não ganhou nas últimas duas viagens aos Barreiros.