João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, elogiou a decisão anunciada pela Federação Portuguesa de Futebol, de introduzir o sistema de vídeo-árbitro em todos os jogos da Liga já a partir da próxima temporada.

Em declarações à margem do Estoril Open, o governante considerou tratar-se de uma medida «importante». «Tenho de cumprimentar a Federação Portuguesa de Futebol por esta medida do vídeo-árbitro mas não só. Também por outras que têm estado a ser anunciadas e estudadas», abordou, falando de seguida de episódios recentes de violência.

«Estão a alinhar-se um conjunto de medidas que poderão dar uma resposta cabal a esta questão da violência no desporto», referiu antes de considerar que todos os agentes, desde dirigentes, passando por árbitros e até pelo mais comum dos adeptos, devem contribuir para erradicar certos comportamentos que, entende, não se enquadram nos valores do desporto.

João Paulo Rebelo comentou ainda a ação da justiça civil e desportiva no caso que envolveu um jogador do Canelas que agrediu um árbitro durante um jogo dos campeonatos distritais da AF Porto. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto elogiou a «celeridade» no processo que levou à aplicação de uma suspensão de quatro anos ao futebolista.