O MOMENTO
Nacional:
Está em alta e depois de ter vencido em casa o eterno rival Marítimo, foi ao reduto do P. Ferreira, equipa de má memória, carimbar o passaporte para as competições europeias, aplicando uma concludente chapa 5 no seu adversário. Sem nada a temer em relação aos adversários que estão imediatamente atrás e com o Estoril a apresentar-se demasiado longe, Manuel Machado já avisou que não há jogos para cumprir calendário, lançando o repto aos jogadores para tentarem atingir a marca dos cinquenta pontos, o que representaria obter duas vitórias nas duas últimas jornadas.

Sporting:
Não está de férias! É assim que Jardim resume o resto do campeonato. Numa altura em que o segundo posto está matematicamente assegurado e já sem objetivos pelos quais lutar, o técnico quer que os jogadores mantenham o ímpeto demonstrado até aqui, pelo que na mente não há lugar para outro resultado que não seja a vitória. Isto mesmo tendo em conta que a Choupana é um reduto onde tipicamente os denominados grandes perdem pontos. Ainda assim, prevê-se que hajam mudanças no onze e o egípcio Shikabala pode estrear-se.


AUSÊNCIAS:
Nacional:
Skolnik e Jaime (lesionados)

Sporting:
Adrien e Rojo (castigados)

DISCURSO DIRECTO
Manuel Machado: 
«Não há partidas para cumprir calendário. Com o objetivo que assumiram no princípio da temporada já consumado, as equipas não estão debaixo da pressão dos pontos, mas tenho a certeza que até ao fim é para se ganhar. Os meus jogadores sempre tiveram uma conduta de seriedade para enfrentrar qualquer tipo de emblema com o mesmo respeito e ambição. Não há nenhuma razão para alterar a forma de estar.»

Leonardo Jardim: 
«É sempre bom voltar à Madeira. Estamos otimistas. Queremos acabar o campeonato com duas vitórias. A estrutura da equipa não se vai alterar muito. Claro que temos as limitações quer do Adrien, quer do Marcos Rojo, a equipa B também tem um dérbi este fim de semana, portanto, a maioria dos jogadores que vão jogar são aqueles que ao longo da temporada têm jogado, também para não desvirtuar e para não baixar o foco.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Esta será a trigésima sétima vez que Nacional e Sporting medem forças entre si, com o saldo a pender favoravelmente e de uma forma muito clara para os de Alvalade. No entanto, se nos limitarmos aos embates disputados no reduto da formação alvi-negra, então muda um pouco o figurino, embora seja o Sporting a formação que leva vantagem no número de vitórias (oito), contra apenas três do Nacional. Ainda assim, registe-se os sete empates em dezoito jogos, o que, contas feitas, dita que a formação orientada por Leonardo Jardim já deixou pontos na Madeira em dez dessas dezoito viagens à Choupana.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Nacional:


Outros convocados: Rui Silva, Campos, Sequeira, Claudemir, Diego Barcellos, Lucas João, Camacho e Reginaldo.

Sporting:



Outros convocados: Marcelo Boeck, Ivan Piris, Gerson Magrão, Wallyson, Carrillo, Shikabala, Wilson Eduardo e Montero.