Siga aqui o AO MINUTO do Belenenses-Rio Ave, este sábado às 18:30
 
O MOMENTO
 
Belenenses: depois do regresso às competições europeias, os azuis do Restelo são agora comandados por Ricardo Sá Pinto. A equipa mais portuguesa da Liga não só já deu por terminada a pré-época, como entrou em 2015/16 com o pé direito, eliminando os suecos do Gotemburgo em jogo a contar para a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Após a melhor época dos últimos largos anos, a fasquia em Belém está agora mais elevada. Em junho, na apresentação, Sá Pinto deu o mote: «Podemos sonhar, vamos sonhar e eu quero sonhar.»
 
Rio Ave: este ano, a equipa orientada por Pedro Martins teve algumas saídas importantes (ex.: Ederson, Diego Lopes, Tiago Pinto e Del Valle) e ainda não está a salvo do assédio do mercado – casos de Filipe Augusto, Ukra e Hassan. Para já, o clube garantiu o empréstimo de Heldon ao Sporting e até ao fecho do mercado poderão chegar mais reforços. É certo que o Rio Ave tem legitimidade para pensar em realizar mais uma temporada tranquila, mas o regresso às competições europeias não se afigura fácil. Os resultados da pré-época não foram propriamente satisfatórios e podem deixar antever uma época mais complicada do que as anteriores: três empates e uma derrota nos quatro jogos realizados contra equipas da Liga.
 
AUSÊNCIAS
 
Belenenses: - Palmeira (lesionado)
 
Rio Ave: - Marcelo e José Postiga (lesionados)
 
DISCURSO DIRETO
 
Ricardo Sá Pinto: «Queremos iniciar a I Liga com uma vitória, mas sabemos que será um jogo muito difícil, contra um adversário que manteve o treinador, que tem jogadores experientes, com reforços fortes, como o Heldon. Prevejo um jogo muito equilibrado»
 
Pedro Martins: «O nosso objetivo é ficar nos oito primeiros do campeonato, e, como qualquer equipa, temos a ambição de atingir uma final da Taça da Portugal ou a final da Taça da Liga. [O Belenenses] É uma equipa que tem dois jogos oficiais a mais do que nós [acesso à Liga Europa] e que fará este desafio ser de elevado grau de dificuldade.»
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Belenenses e Rio Ave já se defrontaram 30 vezes em duelos a contar para o principal escalão do futebol português. Os vila-condenses lideram o mano-a-mano com 13 vitórias contra dez dos lisboetas, mas no Restelo é a equipa da casa quem sai mais vezes a sorrir: são nove vitórias, três empates e quatro derrotas. Apesar do histórico desfavorável frente aos azuis na condição de visitante, o passado recente até joga a favor da equipa orientada por Pedro Martins, que venceu de forma contundente nas últimas duas deslocações à capital (3-0 em 2013/14 e 3-1 na época passada).
 
EQUIPAS PROVÁVEIS

Belenenses:
 

Outros convocados: (lista ainda não divulgada)

Rio Ave:
 
Outros convocados: Rui Vieira, Lionn, Nélson Monte, Bressan, Novais, Guedes, Marvin e Yazalde.