O MOMENTO
Sporting: 8 de fevereiro de 2015. Os leões só precisava de aguentar mais uns segundos para voltarem à luta pelo campeonato. O golo de Jardel no último lance daquele Sporting-Benfica abalou profundamente as estruturas da equipa de Marco Silva, que vinha de seis triunfos consecutivos para o campeonato. De lá para cá, os leões nunca mais se encontraram, tendo somado apenas uma vitória nos últimos seis encontros (campeonato, Taça e Liga Europa), com destaque para a derrota no Dragão (3-0) na última ronda da Liga. O Sp. Braga está a apenas um ponto e a conquista dos três pontos frente aos penafidelenses são fundamentais para manter uma distância de segurança.
 
Penafiel: O Penafiel vai apresentar-se em Alvalade com o peso de carregar em ombros a ‘lanterna vermelha’ da competição e o título de pior registo defensivo da Liga com 44 golos encaixados ao longo das 23 primeiras jornadas. Se todo este enquadramento já torna praticamente impossível a missão da equipa orientada por Rui Quinta, o facto de os penafidelenses apenas terem festejado quatro vitórias esta temporada faz pender quase a totalidade da balança para o lado dos leões.
 
AS AUSÊNCIAS
Sporting: Miguel Lopes (castigado).
Penafiel: Haghighi (castigado); Ustaritz, Ezequiel Calvente, Rabiola, Rui Miguel e Michel (lesionados).
 
DISCURSO DIRETO
Marco Silva: «Claramente que acreditamos que podemos voltar às vitórias. É com essa ambição que trabalhamos diariamente, para que consigamos nos jogos obter os três pontos. Sabemos que não vimos de resultados positivos, e na competição que vamos ter amanhã, vimos de um resultado mau, e queremos voltar às vitórias, se possível com boa qualidade de jogo.»
Rui Quinta: «Vamos a Alvalade defender a nossa causa e vamos fazê-lo de uma forma entusiástica e ambiciosa. Estamos a falar de um Sporting de muita qualidade. É evidente que as circunstâncias não são as melhores e que, pela distância pontual já estarão afastados do título, mas seguramente que andam já atrás de outros desafios. O Sporting está a começar a reerguer-se. Pode não estar tão bem mas está sempre bem»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Vantagem esmagadora do Sporting nos duelos com a equipa duriense. Em 25 jogos para a Liga, os leões saíram vencedores 19 vezes, tendo perdido apenas três. Mais: em 12 visitas a Alvalade, o Penafiel só evitou a derrota em duas ocasiões. Na última, em 2005, venceu o Sporting de José Peseiro por 2-0. Seguiram-se sete vitórias consecutivas para a equipa agora orientada por Marco Silva, que levou a melhor na primeira volta do campeonato por expressivos 4-0.

EQUIPAS PROVÁVEIS
Sporting:



Outros convocados: Marcelo Boeck, Ewerton, Oriol Rosell, André Martins, Mané, Montero e Slimani.

Penafiel:


Outros convocados: Tiago Rocha, Pedro Ribeiro, Romeu Ribeiro, Braga, Bruninho, Vítor Bruno e Mbala.