A SAD do Benfica informou a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) sobre um processo de compra e venda de ações entre o Novo Banco e José António dos Santos (ndr. presidente do Grupo Valouro).

«O Novo Banco, S.A., informa que deixou de deter qualquer participação no capital social da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD na sequência da celebração, no dia 25 de maio de 2017, de um contrato de compra e venda de ações relativo a 1.832.530 ações ordinárias, representativas de aproximadamente 7,97% do capital social e direitos de voto da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, numa operação fora de bolsa, pelo valor de EUR 1,05 por ação, tendo a liquidação financeira ocorrida no dia 26 de maio de 2017», pode ler-se.

A entidade bancária deixa de estar representada na SAD encarnada, enquanto José António dos Santos reforça uma vez mais a sua posição.

«José António dos Santos, informa, (…), que concluiu, no passado dia 26 de maio de 2017, um contrato de compra e venda de ações por via do qual adquiriu 1.832.530 ações, ordinárias, escriturais e nominativas, representativas do capital social da sociedade Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, passando a deter, a partir dessa data, um total de 2.922.387 ações ordinárias, escriturais e nominativas da referida sociedade. Mais informa que em resultado dessa operação passou a deter uma percentagem correspondente a 12,7% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da referida sociedade aberta.»

Refira-se que, a 23 de março, o presidente do Grupo Valouro já tinha comprado 840.000 ações, dessa vez à Somague

Em menos de três meses, José António dos Santos - que tinha pouco mais de cem mil ações - passou a ter 2.922.387 ações e 12,7% dos direitos de voto. Uma percentagem considerável.

José António dos Santos fez carreira setor agro-alimentar, desenvolvendo um negócio de família que remonta a 1875. A Avibom é o rosto mais famoso do Grupo Valouro, dinamizado pelos gémeos António José e José António dos Santos.

«O Grupo Valouro SGPS, SA é o maior grupo económico do setor agro-alimentar português e um dos maiores da Europa. A produção de rações e a avicultura são as principais áreas de negócio desta Sociedade, cujo capital é detido maioritariamente pela família Santos. Os gémeos António José e José António têm sido, ao longo dos últimos 50 anos, os verdadeiros estrategas do grupo e os responsáveis pelo crescimento exponencial e pelo dinamismo do setor avícola em Portugal.», pode ler-se na página do Grupo Valouro.

O acionista da SAD do Benfica tem atualmente 74 anos.

«O grupo (Valouro) emprega cerca de 2800 pessoas. O valor de faturação é de cerca de 300 milhões de euros. Passa os 300 – 310, 312 milhões de euros, por aí», explicou José António dos Santos, em entrevista recente. 

É esta a curta apresentação do homem que ocupou as posições da Somague e do Novo Banco no capital social da SAD encarnada.