A figura
Layun: Duas assistências para golo e tornou-se, a par de Gaitan, no melhor da Liga a servir os goleadores. Logo a abrir o jogo bateu o canto que deu origem ao golo de Danilo. Depois, de livre, serviu Aboubakar. Durante todo o jogo passou por Aderlan como faca quente em manteiga, com cruzamentos para a área. Mais lento a recuar, foi por vezes surpreendido pelos jogadores da Académica.
 
O Momento
Minuto 54, golo de Aboubakar: A vencer por 1-0, mas com a Académica a mostrar mais reação na segunda parte, o FC Porto procurava o golo. Ricardo Nascimento tinha conseguido anular já alguns lances de perigo e a baliza estava a ser difícil de alcançar, até que, após um livre batido por Layun, Aboubakar salta para o cabeceamento que deu a tranquilidade ao FC Porto.
 
Outro destaques:
 
Danilo: Num jogo em que o FC Porto entrou determinado a marcar cedo, Danilo cumpriu o objetivo logo aos 7 minutos. Um golo que deixou os dragões mais descansados para o encontro que podia dar a liderança. Logo a seguir, um remate fortíssimo falhou por muito pouco a baliza. Um jogo em que esteve muito bem também nas transições ofensivas.
 
Corona: Deixou Ofori em desespero. Um dia bastante inspirado, pautado por pormenores de classe, que culminavam sempre com Corona a deixar o defesa da Académica pelo caminho de forma bastante vistosa. Excelentes passes em profundidade e cruzamentos para a área e faz a assistência para a obra prima de Herrera.
 
Brahimi: Voltou a mostrar que está num belo momento, com os dribles que já nos tinha habituado. Sempre muito pressionado, e por mais do que um jogador ao mesmo tempo, conseguiu bastantes vezes passar e dar o seguimento que queria aos lances. Voltou a ser substuído por Lopetegui, o que não lhe agradou.
 
Herrera: Não tinha dado muito nas vistas, até então, mas levantou o estádio com um magnífico golo de calcanhar aos 73 minutos.
 
Ricardo Nascimento: A rematar contra a maré, conseguiu uma mão cheia de cortes importantíssimos no início da segunda parte, mas a pressão portista acabou por ser mais forte e conseguiu mais dois golos.
 
Rui Pedro: Entrou muito bem no jogo e conseguiu mesmo fazer o golo de honra da Académica, após uma tabela com Rabiola (que estava em fora de jogo não assinalado).