A goleada do FC Porto ao Lokomotiv Moscovo deixou os azuis e brancos com pé e meio nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Segue-se a cimeira pela liderança, ante o Sp. Braga, no Estádio do Dragão, no próximo sábado. O defesa do FC Porto, Felipe, reconhece que pode haver «desgaste», visto que os minhotos não têm a sobrecarga das competições europeias, mas salienta o «coletivo» como fator para poder fazer a diferença.

«O futebol é dentro de campo. O coletivo fala mais forte, independentemente do desgaste. Desgaste, todos temos. Temos um departamento médico avançado, que sabe o que faz. É trabalhar», referiu Felipe, após a goleada à equipa russa.

«São importantíssimas todas as vitórias, independentemente da situação em que estejamos. Agora temos de pensar no campeonato. Saber que temos um adversário forte, preparar para o jogo do Braga, sabemos que não é fácil», afirmou Felipe, dando a receita para vencer a equipa de Abel.

«Jogar à bola e golo (risos). O futebol é fácil, mas para isso, temos de trabalhar, empenhados. Só assim conseguimos resultados», resumiu.

Sobre a luta pelo título, tendo os teóricos rivais mais diretos em desvantagem pontual – Sporting tem menos dois pontos, o Benfica quatro - Felipe foca atenções para dentro.

«Olhamos só para o FC Porto, independentemente da situação de qualquer clube. Temos de olhar primeiro para nós. Às vezes, ao olhar para os outros, acabamos por esquecer-nos um pouco de nós. O FC Porto tem esse pensamento. E isso ajuda-nos bastante», declarou o internacional brasileiro.

Nos três jogos que restam em novembro, o FC Porto joga sempre em casa, ante Sp. Braga, Belenenses e Schalke 04, para Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Sobre esta última competição, Felipe sabe que a equipa precisa apenas «de um ponto», mas aponta à vitória, que «seria muito mais importante».

«Matematicamente não há nada garantido. Temos de preparar mais um jogo e jogar para ganhar», referiu Felipe, em relação ao apuramento para a próxima fase da liga milionária. O jogador de 29 anos lembrou ainda o «mérito» da equipa na vitória ante o Lokomotiv e abordou a sequência recente de vitórias consecutivas - cinco - com alguma cautela.

«Creio que toda a vitória traz confiança. Mas não podemos só acatar o lado bom, porque também podemos tropeçar. Corrigir o que errámos, independentemente de termos ganho ou perdido. Isso traz-nos experiência e saber o que fazer em campo», apontou.

FC Porto e Sp. Braga defrontam-se a partir das 20h30 do próximo sábado, em jogo da décima jornada da Liga.