O Sporting foi colocado no Grupo G, ao lado do Chelsea, de José Mourinho, o Schalke 04 e o Maribor. O Chelsea é naturalmente o favorito indiscutível à qualificação para os oitavos de final, mas Schalke 04 e Maribor permitem ao Sporting acalentar esperanças de seguir em frente na prova.

Começando pleo início, o cabeça-de-série Chelsea é o adversário mais temível.

Líder, para já, da liga inglesa, com duas vitórias em dois jogos, o Chelsea investiu cirurgicamente no reforço da equipa, mas com reforços de peso: Diego Costa, Fabregas e Filipe Luís. A estes há que juntar o regresso de Courtois, para muitos considerado o melhor guarda-redes da atualidade.

Diego Costa é aliás, desde já, o melhor marcador da equipa, e um dos líderes da lista de goleadores da liga inglesa, com dois golos em dois jogos.

José Mourinho tem por isso um dos plantéis mais ricos do futebol mundial, no qual se deve destacar também Hazard, Drogba, Ramires, Oscar, Matic, Schurrle e Fernando Torres.

Em sentido contrário, o Chelsea vendeu David Luiz ao PSG por 50 milhões de euros, o que lhe permitiu fazer um encaixe financeiro importante para atacar o mercado de contratações.

CONFIRA TODOS OS JOGOS DO CHELSEA

Refira-se de resto que o próprio José Mourinho já admitiu que este ano é candidato ao título inglês e que pela primeira vez desde 2004 o plantel não tem nenhum jogador português: com o fim da carreira de Hilário, que passou a treinador de guarda-redes das camadas jovens, a formação londrina ficou sem representantes lusos (na época anterior Paulo Ferreira já tinha passado a diretor).

O reencontro de Mourinho com o Sporting traz à memória, de resto, dois factos do passado do treinador: por um lado foi frente à formação leonino que Mourinho conseguiu a primeira grande vitória da carreira, ao vencer por 3-0 ao serviço do Benfica, por outro lado foi em Alvalade que teve uma das grandes polémicas, quando foi acusado por José Eduardo Bettencourt de rasgar uma camisola de Rui Jorge.

Depois de Chelsea, vem o Schalke 04: a formação alemã é no fundo o grande adversário do Sporting. O Chelsea está claramente acima, o Maribor está muito abaixo, o Schalke vai disputar o apuramento com o Sporting, provavelmente.

A formação de Jens Keller não começou bem a época: foi eliminado da Taça da Alemanha pelo Dínamo de Dresden e entrou na Bundesliga a perder com o Hannover. Faz por isso parte, ao fim de uma jornada, do grupo de lanternas-vermelha da liga alemã.

O facto de ter começado mal a temporada, porém, não invalida que o Schalke 04 tenha um plantel muito forte, com vários nomes grandes do futebol mundial. Por isso, aliás, conseguiu na última época acabar em terceiro lugar da forte Bundesliga, à frente por exemplo do Bayer Leverkusen.

No onze do Schalke há a destacar três nomes: antes de mais Julian Draxler, produto da formação que é aos 20 anos o número 10 da equipa e um dos mais promissores jogadores do futebol.

CONFIRA TODOS OS JOGOS DO SCHALKE 04

Depois é preciso falar de Huntelaar, o avançado holandês que brilhou no Euro sub-21 realizado em Portugal em 2006, e o médio Kevin-Prince Boateng, que chegou do Milan.

Num plantel que não perdeu nenhuma grande estrela da época anterior, há a destacar as aquisições do avançado Choupo-Moting, do Mainz, e do médio Tranquillo Barnetta, do Eitracht Frankfurt.

Reforços que se juntam aos nomes já citados, mais Jefferson Farfan, Max Meyer, Felipe Santana e Joel Matip, para sublinhar um adversário muito forte e que é favorito frente ao Sporting. Mas não é impossível de ultrapassar, e esse é o sonho leonino nesta altura.

Da Eslovénia chega uma das maiores surpresas desta Liga dos Campeões: o Maribor contrariou todas as apostas e eliminou o Celtic Glasgow, com uma vitória na Escócia por 1-0.

A participação do Maribor na Champions já vai longa, de resto. Começou por entrar na primeira pré-eliminatória, e afastou o Zrinjski, na segunda pré-eliminatória e afastou o Maccabi Telavive, e na terceira pré-eliminatória afastou o Celtic Glasgow. Em seis jogos, refira-se, empatou três vezes e ganhou três vezes. Ainda não perdeu na competição.

As últimas duas pré-eliminatórias destacaram de resto dois heróis na formação do Maribor: primeiro, o reforço Agim Ibrahimi. Médio esloveno contratado ao Cagliari, fez os dois golos em Telavive que permitiram à equipa empatar e apurar-se para a fase seguinte.

Em Glasgow, o brasileiro Marcos Tavares, avançado que está no clube há oito anos, foi a figura ao fazer o golo da vitória. Marcos Tavares e Ibrahimi são aliás os jogadores mais destacados da equipa.

TODOS OS JOGOS DO MARIBOR

Tretacampeão esloveno, o Maribor está atualmente em quarto lugar da liga doméstica, somando quatro vitórias e uma derrota (no terreno do Celenje).

Refira-se que o Maribor é a equipa do grupo mais inexperiente: será apenas a segunda presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Schalke soma a sétima presença, o Sporting soma a nona presença na fase de grupos e o Chelsea soma a 13ª presença.

Os leões são por isso a segunda equipa mais experiente nesta fase da prova.

Não há registo de confrontos anteriores em jogos oficiais do Sporting com qualquer uma desta equipas.