FC Porto e Marítimo defrontam-se este sábado no Estádio do Dragão, numa partida a contar para a 26.ª jornada da Liga. Pode seguir o encontro AO MINUTO a partir das 20h30.

MOMENTO: 

FC Porto: depois da derrota no Dragão contra o Benfica, os dragões perderam a liderança da Liga. No entanto, deram uma resposta positiva nos dois jogos seguintes com triunfos ante Roma - que valeu passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões - e na Feira, contra o Feirense. Em virtude do empate caseiro dos encarnados com o Belenenses, os azuis e brancos recuperaram os dois pontos perdidos no Clássico e estão em igualdade pontual com o eterno rival. A nove jornadas do final, é importante vencer para segurar a liderança e pressionar as águias que visitam Moreira de Cónegos nesta jornada.

Marítimo: a irregularidade dos resultados alcançados pelos insulares na Liga reflete-se na classificação. Os verde-rubros ocupam o 11.º lugar e têm apenas mais três pontos que a primeira equipa em zona de despromoção. A visita ao Dragão surge na sequência de uma série de duas vitórias, um empate e uma derrota. Nota ainda para a reviravolta histórica operada pelo Marítimo frente ao Moreirense - de 0-2 para 3-2. 

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Bruno Costa, Aboubakar e Fabiano (lesionados).

Marítimo: Zainadine Junior, Rúben Ferreira e Josip Vukovic (em dúvida).

DISCURSO DIRETO:

Conceição: «O Marítimo está a crescer e deu uma demonstração de força no jogo contra o Moreirense, a equipa sensação da Liga e que está a realizar um campeonato fantástico. Lembro-me de, após o jogo da primeira volta, dizer que o Marítimo podia lutar pelos sete primeiros lugares em função da qualidade individual dos seus jogadores. Tem jogadores interessantes e foi buscar três ou quatro jogadores que vieram acrescentar. Será um jogo difícil, o Marítimo vai olhar muito para os momentos sem bola e nós, como tem sido apanágio, vamos à procura de criar situações para marcar.»

Petit: Não fez conferência de imprensa de antevisão.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Um duelo com história no escalão máximo do futebol português. Os dois emblemas defrontaram-se por 77 ocasiões com a supremacia a pender para o lado dos dragões. O FC Porto triunfo em 55 das vezes, empatou treze encontros e perdeu apenas nove. O Marítimo nunca venceu no anfiteatro azul e branco: o melhor que conseguiu foi empatar dois jogos. De resto, perdeu as restantes 36 partidas.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC Porto:

Marítimo: