O cartão amarelo visto por Luís Silva diante do Marítimo, quinto da presente edição do campeonato, apresenta-se como mais um problema para João de Deus. Com vários lesionados no meio campo (Luan, João Vilela, Vítor Gonçalves e César Peixoto falharam os últimos jogos), a paragem do médio cedido pelo Sp. Braga devido a castigo não chega na melhor altura.

Em Barcelos, torce-se agora pela recuperação do capitão César Peixoto. O traumatismo contraído no calcanhar deu esperanças aos responsáveis do Gil Vicente, que o convocaram à condição nas últimas duas jornadas, mas o médio acabou por ficar fora dos embates com o V.Guimarães e com o Marítimo.

No D. Afonso Henriques João de Deus optou por juntar Alphonse a Keita e a Luís Silva no meio campo, povoando o miolo defensivo dos galos. Na receção ao Marítimo, João de Deus adaptou Caetano no papel de número dez, jogando pelo centro do terreno.

Sem Luís Silva, limitam-se as opções de João de Deus que perde um dos centrocampistas que atuaram durante os noventa minutos nos últimos quatro jogos, pelo que a recuperação de César Peixoto para a receção ao Belenenses seria uma lufada de ar fresco para o técnico do Gil.