Siga AO VIVO no Maisfutebol o Belenenses-Nacional.

Os azuis ainda não venceram perante os seus adeptos e os insulares ainda não venceram nem fora nem em casa. Haverá estreia a ganhar no Restelo (se não der empate).

O MOMENTO:

Belenenses: Em crescendo. Começou a perder (V.Setúbal), empatou pelo meio (Boavista) e venceu no último jogo (Tondela). A equipa de Velázquez está no meio da tabela e o futebol que pratica deixa ainda muito a desejar. O triunfo fora com o Tondela foi sofrido e muito graças à exibição de Ventura. As constantes mudanças no plantel, inclusive depois do fecho do mercado com as rescisões de Carlos Martins e Llorente, não devem ter ajudado, mas o tempo de pausa pode ter sido bom para o treinador implementar melhor as suas ideias de jogo. As muitas baixas, sobretudo na defesa, são um handicap mas o emblema do Restelo pode aproveitar a moral de um triunfo fora para somar a segunda vitória consecutivo.

Nacional: Pior início de época seria impossível. Os insulares perderam os três jogos já disputados (Desp. Chaves, Arouca e Benfica) e ocupam, a par do Estoril, o último lugar do campeonato. Apesar de Machado dizer que é cedo (e é) o que mais preocupa é a falta de qualidade de jogo. As muitas baixas por lesão, castigo ou por ausência para compromissos internacionais tem interferido com o trabalho de Manuel Machado, mas neste jogo o treinador já contará com alguns regressos, o de Tobias Figueiredo por exemplo. Realçar que os alvinegros não estiveram sem competir desde o último fim de semana de agosto, já que realizaram o jogo em atraso com o Desp. Chaves (0-1). Nesta capítulo estão em vantagem.

AUSÊNCIAS:

Belenenses: Gonçalo Brandão e Gonçalo Silva (condicionados); Gerso, Camará, Yebda, Palmeira (lesionados);  Domingos Duarte (castigado);

Nacional: Rui Correia e Cadiz (lesionados); César e Ricardo Gomes (castigados);

DISCURSO DIRETO:

Júlio Velázquez: «A época está apenas a começar. Uma equipa que tenha nove ou zero pontos não é sintomático de nada. O Nacional tem tido muitas baixas, por vários motivos, e está a recuperar jogadores»

Manuel Machado: «No ano passado, por esta altura, tínhamos um ponto, há duas épocas tínhamos três e esta época ainda não pontuámos, por isso, nesta altura, este é um aspeto que considero pouco relevante. Temos agora mais soluções e argumentos para discutir os pontos com o Belenenses, apesar de termos tido uma semana de trabalho atípica, devido aos jogadores que estiveram ausentes ao serviço das seleções.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Será o 15º embate entre os dois conjuntos no Estádio do Restelo para o campeonato e o histórico mostra um grande equilíbrio. Cinco vitórias do Belenenses, cinco do Nacional e quatro empates. (O cenário na Madeira é diferente, com nove triunfos dos insulares, dois empates e três dos do Restelo). Na última temporada (2015/16) houve um empate a duas bolas quer em Belém quer na Choupana. Em 2014/15, o emblema da Cruz de Cristo venceu em casa por 3-1. Este triunfo quebrou uma série de três vitórias consecutivas dos alvinegros: 2008/09, 2009/10 e 2013/14 (o Belenenses esteve na II Liga entre 2010 e 2013).

EQUIPAS PROVAVÉIS

BELENENSES:

Outros convocados:

NACIONAL:

Outros convocados: