A história é pouco favorável ao Marítimo nas deslocações à Choupana: em 18 jogos conseguiu apenas cinco vitórias. Leonel Pontes desvaloriza as estatísticas e acentua a imprevisibilidade do jogo mais aguardado da Madeira, Nacional-Marítimo.

«A história já passou! Os dérbis são sempre imprevisíveis, sem favoritos, porque todos querem mostrar competência e que são melhores que o seu rival», garantiu o treinador do Marítimo.

Tudo sobre o Marítimo

«Não podemos esconder que os dérbis são especiais. Há rivalidades antigas, mas nós, profissionais, temos de afastar-nos do dérbi e pensar que é só mais um jogo», realçou, apelando aos sócios e simpatizantes para que compareçam em peso no Estádio da Madeira, nesta segunda-feira, «para dar brilho ao dérbi».

Leonel Pontes desvaloriza a atual classificação do rival e deixa elogios quer a Manuel Machado, quer também aos jogadores alvinegros.

«O Nacional tem um dos melhores treinadores portugueses da atualidade pelo trabalho e competência que tem revelado ao longo dos anos. Por isso, merece a maior consideração e respeito», começou por dizer o técnico verde rubro. 

Quanto à forma de jogar da equipa alvinegra, Pontes diz que o adversário vai querer dominar o jogo, possivelmente apostando muito nas alas, através de Mário Rondon e Marco Matias. «Para além disso, no geral, é uma equipa que tem jogadores competitivos, com qualidade, e que que podem ser perigosos nas bolas paradas», advertiu.

Apesar de tudo, o Marítimo vai claramente à Choupana para trazer os três pontos, assegura o treinador: «Cada equipa tem de impor a sua estratégia. As equipas lutam para ganhar e os dérbis são para ganhar.»

Paciência e concentração

Assumindo que podem ser feitos alguns ajustes na equipa em relação ao último jogo, Leonel Pontes apela à paciência e à concentração. «Temos de ser pacientes e jogar com os momentos do jogo. No último jogo revelámos um grande controlo emocional e para este temos de estar concentrados e não podemos deixar levar-nos pelas emoções do exterior», avisou.

Para a deslocação à Choupana, o treinador do Marítimo disse que ainda não sabe se vai poder contar com Danilo Pereira nem com Salin. «Amanhã há decisões em relação a isso», apontou.

Nacional-Marítimo EM DIRETO na segunda-feira