* por Raul Caires

Vítor Paneira, treinador do Tondela, analisa a derrota com o Marítimo, nos Barreiros (1-0):


«Um jogo de controlo na primeira parte. Acho que conseguimos controlar aquilo que era o jogo mais forte do Marítimo. Chegou à nossa baliza com algum perigo sempre de bolas paradas. Não me lembro de qualquer oportunidade na primeira parte. Nós também não tivemos. Foram escassas. Agora, depois da expulsão, acho que definimos o jogo, controlámos o jogo, dominámos o jogo e tentámos ganhar o jogo. Acabámos depois por perder no último segundo da partida. É o que nos resta dizer de uma equipa que comete alguns erros ainda próprios do primeiro ano. Que vai crescer com eles. Que tem de crescer com elas, mas começa a perder pontos, este já é o quarto ponto que a gente perde de uma forma particularmente culpada também, por culpa nossa, mas que nós não podemos continuar a perder pontos como hoje. Acabámos por deixar perder um ponto aqui quando tentámos os três. Pelo menos um merecíamos ter levado daqui. Não levamos, levamos zero mais uma vez.»
 
«Tivemos o controlo e procurámos sempre o melhor momento para chegar à ultima zona de decisão. Conseguimos criar duas ou três situações. Nesta situação temos que ser muito mais rápidos quando há inferioridade numérica por parte do adversário. Numa primeira fase fomos um bocado lentos, mas criámos sempre, tentámos sempre criar a melhor solução para chegar à zona de finalização. Agora, foi um jogo em controlo. A partir daí o Marega ficou na frente, o jogo ficou partido e tentou sempre nalgum contra-ataque chegar à nossa baliza com algum perigo.»
 
«Não vamos falar do árbitro. É um árbitro jovem que chegou à Liga pela primeira vez, que mostrou que tem grande talento e que pode ser um grande árbitro no futuro,. Portanto, acho que nós temos que nos culpar mais uma vez. Já na semana passada a minha resposta foi exactamente a mesma. Os árbitros têm feito o seu trabalho e bem. Nós estamos conscientes que eles eventualmente erram, quando erram para os dois lados. Portanto, este é um árbitro de talento. É um árbitro que vai longe no futebol português, e dou-lhe os parabéns. Foi uma grande arbitragem. Não foi por aí que o Tondela perdeu. Perdeu porque foi incompetente, porque devia ter feito muito mais para levar pelo menos um ponto daqui. E não levamos, levamos zero pontos mais uma vez.»