A Académica vai fechar esta segunda-feira a contratação do central Ricardo Nascimento, que foi um dos esteios da subida à Liga do Moreirense, apurou o Maisfutebol. O jogador será emprestado por duas épocas pelo clube Olé Brasil, num regime semelhante ao que conheceu na última temporada, em Moreira de Cónegos.

Há ainda alguns pormenores a discutir, como a possibilidade de incluir uma opção de compra no final da cedência, ou a divisão dos direitos económicos do atleta, aspetos que serão acertados numa derradeira reunião entre os investidores e o empresário do defesa.

Sobre a mesa estará uma proposta do Apoel Nicosia, do Chipre, e outra da Polónia, mais vantajosas financeiramente para o brasileiro, mas a maior exposição mediática do campeonato português pesará a favor dos estudantes.  

O nosso jornal sabe ainda que o central surgiu no radar do Sporting durante a campanha vitoriosa do Moreirense, em função das boas relações entre o clube e Augusto Inácio.

Ricardo Nascimento tem 27 anos, mede 1, 91 m, e pesa 80 quilos, reunindo o perfil desejado por Paulo Sérgio para colmatar a saída de Halliche, para completar o eixo da defensiva com João Real, Aníbal Capela e Elton Monteiro.

Na época passada, cumpriu 45 jogos pelos cónegos e marcou três golos. Antes disso, passou pelo Astra, da Roménia, Portimonense (duas épocas), e Penafiel, sempre por empréstimo do Olé Brasil. Durante a primeira passagem pelos algarvios (2010/11) cumpriu 13 jogos na Liga, estreando-se à 18ª jornada, diante do P. Ferreira. Desde esse jogo, até final do campeonato, foi sempre titular.