A Académica pode vir a contar com mais uma opção para o corredor direito da defesa, posição que tem estado deficitária desde a lesão de Aderlan, que foi operado a uma clavícula e só regressará em meados de Setembro. 

Nos últimos dias, apurou o Maisfutebol, surgiu no radar dos estudantes o nome de Vasco Fernandes, defesa que tanto pode atuar nesse lugar específico como no centro da defesa, e poderia competir diretamente com Oualembo, atualmente a única alternativa de raiz para o lugar.

Paulo Sérgio tem utilizado o jovem central Iago Santos no posto, mas trata-se de uma opção de risco, pois o jogador ainda se está a adaptar e carece da experiência e conhecimentos do futebol português que Vasco Fernandes possui.

O luso-guineense encontra-se livre, depois de ter terminado contrato com os gregos do Platanias, e está nas cogitações da Briosa, mas, segundo foi possível saber, o acordo ainda não foi alcançado. 

Natural de Olhão, fez a maior parte da carreira no principal clube local, mas passou também pelo Leixões e Beira Mar, e ainda por emblemas estrangeiros como o Bordéus, Salamanca, Celta de Vigo e Elche. 

Entretanto, a equipa de Coimbra realiza este sábado, em São João da Madeira, pelas 10 horas, o último ensaio antes da receção ao Sporting, no arranque da Liga, aprazada para dia 16.