O brasileiro Alex construiu uma carreira de sucesso na Europa ao serviço de emblemas como PSV Eindhoven, Chelsea, PSG e AC Milan. Porém, o final do percurso do internacional pelo «escrete» no Velho Continente poderia ter sido diferente, caso tivesse assinado pelo FC Porto após sair do gigante italiano.

«Tive uma proposta do FC Porto. Acertámos tudo, tanto a parte financeira como a duração do contrato. Antes de sair do Brasil alertei sobre o meu problema. Mandaram-me viajar mesmo assim para fazer exames em Portugal. Acabou por não dar certo. Reprovei nos exames médicos por causa do meu problema no joelho», contou, em entrevista ao portal Goal.

Alex considera que o facto de o negócio ter caído à última da hora foi «frustrante para o FC Porto».

«Foi mais frustrante para o FC Porto, porque não sabia a gravidade do meu problema. O clube pensou que seria mais fácil de resolver. Vi que os responsáveis do FC Porto ficaram muito animados e eu também. Infelizmente não aconteceu, foi triste voltar para casa e deixar passar a oportunidade de jogar mais um ou dois anos num grande clube como o FC Porto», lamentou.

O defesa de 35 anos espera voltar aos relvados, de preferência em Portugal, país onde vive atualmente.

«Estou há cinco meses em Portugal, mas já estou adaptado. Portugal é um país de fácil adaptação. Gostaria de voltar a fazer o que gosto aqui», admitiu.

Alex, lembre-se, continua a recuperar de uma grave lesão sofrida no joelho direito.