O angolano Mateus, de 31 anos, é o primeiro reforço do Arouca no período de reabertura do mercado, com contrato até final da época, com mais uma de opção, anunciou o clube à agência Lusa.
 
O gabinete de comunicação do clube confirmou a contratação do ponta de lança para o ataque arouquense, adiantando que «o atleta já realizou os exames médicos». «Está tudo em conformidade e na segunda-feira já treina com o restante plantel», revelou o mesmo gabinete de comunicação.
 
Conhecido em Portugal também por ter dado nome a um caso - o caso Mateus - que opôs o Belenenses ao Gil Vicente, por irregularidades na sua inscrição, o atleta angolano passou por clubes como o Gil Vicente, Boavista e Nacional, tendo estado nos últimos dois anos ao serviço do 1.º de Agosto, em Angola.
 
Matus regressa, assim, a Portugal e a uma competição em que a sua melhor marca foram os doze golos marcados na época 2011/2012 ao serviço do Nacional, equipa que será o próximo adversário do Arouca em jogos para Liga, a 2 de janeiro, para a 15.ª jornada.