O MOMENTO

NACIONAL:
Os alvi-negros já não vencem há seis jogos, altura em que bateram o Belenenses em casa por duas bolas a zero. No entanto, apenas registaram duas derrotas, no reduto do rival Braga e em casa frente ao líder do campeonato Benfica. Manuel Machado opta por ver "o copo meio cheio" e considera que esses foram quatro pontos ganhos, pelo que pela mente dos nacionalistas, apesar da vitória nunca ser de descartar, pontuar será sempre um resultado positivo.

FC PORTO:
Depois da derrota fora de portas ante o Sporting, os dragões alcançaram três moralizantes resultados para três competições diferentes, empatando em Itália para a liga Europa ante o Nápoles, resultados que lhes permitiu passar à fase, seguinte, vencendo o Belenenses em casa para o campeonato e, finalmente, batendo o Benfica, também em casa, em jogo da 1.ª mão das meias-finais da taça de Portugal por uma bola a zero.
Os azuis e brancos estão com a moral em alta e apostam na vitória no complicado reduto do Nacional, já que os seus mais diretos adversários também têm jogos muito complicados que os poderão levar a perder pontos e com isso permitir a aproximação do FC Porto.

AUSÊNCIAS:

Nacional:
Skolnik, Jaime, Rafa Sousa e Rui Silva (Lesionados)

Porto:
Hélton, Maicon e Mangala (Lesionados)


DISCURSO DIRECTO

Manuel Machado: «É visível uma melhoria de rendimento por parte do FC Porto. Essa é uma evidência para quem acompanha, para quem pode ver. Há de fato hoje, com os mesmos jogadores, com o mesmo modelo, um outro espírito e isso traduziu-se num melhor rendimento. O Nacional quer pontuar, quer ganhar se for possível, e por isso vai jogar com as suas ferramentas, com os seus argumentos, com o seu modelo de jogo, com a sua ideia do jogo, com frontalidade, sem ratoeiras, para tentar ganhar.»

Luís Castro: «O Porto está forte, intenso e ligado ao jogo. O Porto está melhor. A última exibição foi bem conseguida, com uma estabilidade interessante ao longo dos 90 minutos. Vamos ao Nacional pra vencer. Eles têm o objetivo de chegar à Liga Europa e são orientados de forma competente pelo professor Manuel Machado. Mas estamos bem. A última exibição foi bem conseguida, com uma estabilidade interessante ao longo dos 90 minutos. Vamos ao Nacional pra vencer. Eles têm o objetivo de chegar à Liga Europa e são orientados de forma competente pelo professor Manuel Machado. Mas estamos bem.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
A superioridade do FC Porto ante o Nacional é deveras evidente. Em 34 jogos disputados entre estas equipas, os dragões venceram por 25 vezes, alcançando 3 empates e 6 derrotas.
Curiosamente, os alvi-negros até detêm um melhor registo na casa do FC Porto, onde já obtiveram 4 vitórias, do que no seu próprio reduto, onde apenas venceram por duas vezes, conforme fica demonstrado pelo jogo da primeira volta deste campeonato, em que os pupilos de Manuel Machado arrancaram um empate a uma bola no estádio do Dragão, com os golos a serem marcados no segundo tempo, por Jackson Martinez e Mário Rondón.

EQUIPAS PROVÁVEIS

NACIONAL


Outros convocados: Ricardo Batista, João Aurélio, Sequeira, Claudemir, Jota, Lucas João e Reginaldo.

FC PORTO


Outros convocados: Kadu, Ricardo, Carlos Eduardo, Josué, Quintero, Licá e Kelvin.