* por Arnaldo Cafofo

Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, deixou críticas inequívocas aos jogadores, após a derrota no reduto do Nacional (3-1):


«Quero dar os parabéns ao Nacional porque ganhou o jogo. Não vou dizer se ganhou bem ou mal. O que me leva a vir à sala de imprensa é, sem dúvida, a forma como a minha equipa esteve. O Petit já disse parte daquilo que se passou em campo. Da falta de entrega, da falta de atitude, da falta de dedicação, da falta de tudo...relativamente à eventual qualidade que os meus atletas dizem ter.»

«Não basta dizer que vamos lá, falar no balneário antes do jogo "vamos lá e vamos fazer tudo para ganhar". É só gritos de guerra de balneário, mas tudo isso não passa depois de … nada. Chegamos ao campo e a realidade não é essa. Tenho evitado fazer esta declaração, que realmente já deveria ter sido feita há algum tempo. Não quer dizer que não possam ainda dar a volta, ainda faltam catorze jogos e há muito tempo. Mas não é da minha parte que isto vai acontecer, pois não sou eu que vou jogar futebol, nem sou eu que vou marcar golos. Não sou eu que me vou atirar, como nunca atirei… dizer que a culpa foi do árbitro. Não. Até à data é bom que se diga que nem fomos prejudicados nem beneficiados. Tivemos as arbitragens que tivemos, mas não foi pelos árbitros que tivemos este resultado. Que não sirva de escape para os meus atletas.»

«É lamentável que tenha de dizer isto na Madeira, mas não aguentava mais. Tenho de dizer que na realidade há qualidade no plantel…. alguma qualidade nos atletas do Tondela. Têm é de se mentalizar que estão num clube sério e digno, e que custou muito chegar onde estamos. É verdade que é um clube que em pouco tempo chegou onde está, mas de forma nenhuma – e isto fique bem claro para os atletas - merece a dedicação que eles estão a dar ao clube. O clube, e eu pessoalmente, nada têm a perder: Aquilo que tinha de bom a fazer já fez, já chegou à Liga. Agora a partir daqui – esta vai diretamente para os meus atletas - se os jogadores quiserem levantar-se que façam por isso, porque nós…. o clube, o mister e o presidente se cairmos, se tivermos de cair… vamos cair com total dignidade. Eles não, se isto vier a acontecer.»

[há jogadores que já não interessam ao Tondela?] «Neste momento interessam todos.Todos os jogadores do Tondela serão tratados de igual forma. Não há meninos diferentes… não! Agora uma coisa é certa. Não sou eu que tenho de demonstrar isso a partir de agora. São eles, pois é a dignidade deles que está em causa. São eles que vão ter de demonstrar que têm qualidade para conseguir outro contrato. Isso está nas mãos deles. Neste caso nos pés.»