Sonho antigo do Sp. Braga e de António Salvador, a Academia do Sp. Braga deverá avançar já em setembro, altura em que começarão as obras. A garantia foi dada pelo presidente do clube depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a quem foi apresentada uma proposta para a construção da Academia.

«O projeto foi muito bem aceite pelo presidente e pela vereação e esperamos num curto espaço de tempo criar essa obra. Queremos arrancar o mais rapidamente possível e isso é em setembro. Ficou o compromisso de, no início da próxima época [2016/17], termos todos os campos prontos para a formação do Braga iniciar lá os seus trabalhos e libertar os espaços que vem ocupando, incluindo o Estádio 1.º de Maio, para as outras coletividades da cidade», referiu António Salvador citado pela Agência Lusa.

A intenção do clube bracarense, que irá assumir as despesas da construção da Academia (cerca de 10 milhões de euros), passa por ver a obra concluída no decorrer da época 2015/2016. A obra irá nascer de uma parceria com a Câmara Municipal, em que o município cede cerca de 12 hectares de terreno ao clube no Parque Norte da cidade, onde está implementado o Estádio Municipal de Braga.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, informou ainda que «está em cima da mesa que a nova academia seja o centro de estágio da Federação Portuguesa de Futebol a norte do país».

Em outubro de 2011 António Salvador falou pela primeira vez na intenção de construir uma Academia, transmitindo essa mesma intenção aos associados do Sp. Braga numa Assembleia Geral do clube.

Já em março de 2012, foi difundido um vídeo, sem autoria definida, em que se viam imagens do projeto do clube minhoto para a referida Academia. No vídeo constatava-se que a projeto perspetivava um centro de estágio com 124 quartos (84 para a formação e 40 para a equipa principal), três parques de estacionamento, seis relvados de treinos, um estádio com 1200 lugares e um pavilhão coberto.

O projeto da Academia tem ainda um restaurante, balneários independentes por cada escalão de formação, ginásios, piscinas, instalações para a administração da SAD e um auditório com 120 lugares.

Vídeo divulgado em 2012