Acompanhe aqui AO VIVO o Boavista-Paços

MOMENTO

BOAVISTA

Não é nova esta ideia: há dois Boavistas neste campeonato. O que faz do Bessa uma fortaleza e aquele que longe de casa tropeça e cai em demasia. A última vitória fora dos axadrezados aconteceu curiosamente em Paços de Ferreira – a 15 de dezembro. Entretanto, completou-se uma volta e a equipa de Jorge Simão não voltou a vencer fora. As boas notícias é que o jogo desta jornada é em casa e, em caso de vitória, os boavisteiros, em 9.º lugar, com 38 pontos, quase atingem o objetivo definido pelo técnico para esta época, de superar a melhor classificação dos últimos anos: 9.º com 43 pontos.

--

PAÇOS DE FERREIRA

Se o Boavista está tranquilo, o Paços vive bem mais aflito do que nas últimas temporadas. Os pacenses somam 29 pontos, estão um ponto e um lugar (16.º) acima da zona de despromoção. Numa jornada que fecha com o confronto entre os dois últimos (Desp. Aves-Estoril, segunda-feira, 20 horas), vencer, ou pelo menos pontuar, é fundamental para a equipa de João Henriques. O xadrez da descida joga-se também aqui e o Paços está em xeque. Depois de duas derrotas e um empate nas últimas três jornadas, cabe aos castores virar o tabuleiro.

--

AUSENTES

Boavista: Gilson Costa, Edu Machado, Iván Bulos e Henrique, lesionados. Rochinha, castigado.

Paços: Quiñones e Mário Felgueiras, lesionados. Rúben Micael e Pedrinho, castigados.

--

DISCURSO DIRETO

Jorge Simão (Boavista): «Espero ganhar ao Paços. Quero uma equipa devidamente preparada para lidar com todas as ocorrências que possam acontecer e que sejamos competentes nas diferentes fases do jogo. (…) Não acho que nas últimas jornadas tenha havido relaxamento ou alguma razão objetiva para resultados menos positivos. Cada jogo teve a sua história. Em alguns tivemos desempenhos muito bons, que não tiveram correspondência no resultado. Tirando os quatro primeiros classificados, há uma grande igualdade de forças e os jogos pode ir num sentido ou noutro. O que faz a diferença tem a ver com a estabilidade.»

João Henriques (Paços): «Esperamos uma equipa agressiva, que fez dos jogos em casa a sua bandeira, e com um número de pontos maior do que as equipas da sua dimensão. Se virmos a sequência de resultados do Boavista, é sempre vitória/derrota, vitória/derrota, vitória/empate, porque em casa normalmente ganha. Mas nós vamos jogar no Bessa tentar o que poucas equipas conseguiram esta época naquele estádio, que é conquistar pontos. O Paços tem de ser uma equipa mais ambiciosa do que o Boavista. Temos de ser muito competentes nos duelos individuais, mais fortes coletivamente, uma equipa consistente, confiante, personalizada e depois também muito pragmática nos momentos de finalizar, de saber sofrer e manter a baliza a zeros.»

--

REGISTO HISTÓRICO

O Boavista tem o dobro das vitórias do que o Paços (14 contra sete; seis empates) no total de duelos entre as duas equipas. Considerando apenas os jogos no Bessa, a balança pende ainda mais para os axadrezados: sete vitórias contra duas (e quatro empates). Ainda assim, os pacenses conseguiram sempre bons resultados fora desde que o Boavista regressou à elite: o empate a zeros na época passada foi antecedido por duas vitórias dos castores (0-1, em 2015/16; e 1-2, em 2014/15), as duas únicas no seu historial.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS

BOAVISTA

Outros convocados: lista não divulgada.

--

PAÇOS

Outros convocados: lista não divulgada.