Siga o NACIONAL-PAÇOS FERREIRA EM DIRETO no Maisfutebol
 
O MOMENTO
 
Nacional da Madeira: os madeirenses cumprem, frente ao Paços Ferreira, a derradeira etapa da Liga Portuguesa e fazem parte do pelotão que vai decidir, ao sprint, o último lugar de acesso às competições europeias na próxima temporada. O conjunto orientado por Manuel Machado está, desde o equador da competição, numa espécie de contrarrelógio, recuperando o tempo perdido durante a primeira volta, ostentando, inclusivamente, o rótulo de equipa com mais pontos na segunda fase da prova atrás dos grandes (26 pontos). Os castores costumam, no entanto, ser adversários incómodos na Choupana, local onde já carimbaram o acesso a uma final da Taça de Portugal e a uma Taça da Liga.
 
Paços Ferreira: a equipa orientada por Paulo Fonseca parte, para a última jornada da Liga Portuguesa, com o conforto de ser a única envolvida na luta europeia que depende, única e exclusivamente, do seu desempenho para voltar a marcar presença nas competições da UEFA. Após uma temporada dececionante, com três treinadores e o 15.º lugar da tabela classificativa, os adeptos da Capital do Móvel voltaram a viver momentos de felicidade, graças a uma performance que surpreendeu, inclusivamente, as almas mais otimistas. O regresso de Fonseca contribuiu, decisivamente, para o sucesso eminente e a aposta na valorização de jovens jogadores terá, seguramente, sucesso no futuro próximo. Chapeu!
 
AUSÊNCIAS
 
Nacional da Madeira: o treinador do Nacional tem todos os elementos à disposição. No entanto, devido à obrigatoriedade de ganhar, ficaram de fora, por opção, os defesas Miguel Rodrigues, Rui Correia e Campos, tal como o veloz Wagner. 

Paços Ferreira: Rafael Amorin, castigado, Rodrigo Galo e Manuel José, lesionados, ficam fora da lista de convocados para a missão na Madeira, que integra os restantes 20 elementos do plantel.
 
DISCURSO DIRETO
 
Manuel Machado: «Não sou muito de chavões, mas o que se recomenda para este jogo é coração quente e cabeça fria. O que nos prende a atenção é a concretização de um objetivo que está parcialmente na nossa mão, uma vez que não basta vencer, mas também esperar que o Belenenses não ganhe ao Gil Vicente. Quarta presença Europeia pelo Nacional? Não me é indiferente, é claro que penso nisso. Por tal motivo, todas as nossas forças estarão canalizadas no jogo, sem pensar em terceiros».
 
Paulo Fonseca: «Se, no início da época, alguém falasse nisto [qualificação para as competições europeias], pensariam que estaríamos a sonhar. Esta é a pressão ótima do futebol e o melhor que nos poderia acontecer. Vamos ter um jogo extremamente complicado, frente a jogadores em grande forma. O Marco [Matias] é um belíssimo jogador e temos a noção das dificuldades que vamos ter. Gostaria de ser recebido [a equipa regressa na madrugada de segunda-feira] em clima de festa».
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Alguns dos maiores momentos de felicidade do passado recente do Paços Ferreira foram vividos no Estádio da Madeira e à custa do Nacional. Foi do alto da Choupana que a equipa da Capital do Móvel carimbou a presença para a edição 2008/2009 da Taça de Portugal e para a final da Taça da Liga de 2010/2011.

Ainda assim, em jogos para a Liga Portuguesa de Futebol as viagens dos castores à Madeira não têm sido momentos para recordar. Em oito deslocações à Choupana, a equipa agora orientada por Paulo Fonseca apenas conquistou uma ocasião, na temporada 2007/2008.

De resto, o histórico é completamente favorável aos madeirenses com sete triunfos, sendo que pelo meio ainda se registaram três igualdades.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
NACIONAL DA MADEIRA

 
Outros convocados: Rui Silva, Sequeira, Boubacar, Christian, Willyan, Camacho e Tiquinho Soares.
 
PAÇOS FERREIRA
 
 

Outros convocados: Rafael Defendi, Ricardo Silva, Nélson Pedroso, Vasco Rocha, Sérgio Oliveira, Romeu, Diogo Rosado, Cícero e Edson Farias