FIGURA: Pedro Marques

Depois de um desempenho interessante na segunda divisão holandesa, Pedro Marques regressou a Portugal e demonstrou rapidamente que a equipa B do Sporting era um patamar pouco condizente com a sua qualidade. Cedido ao Gil Vicente na segunda metade da época, o avançado de 23 anos tem comprovado a capacidade para jogar no escalão principal do futebol português. Excelente exibição na Capital do Móvel, assistindo Lourency para o 0-1 e fazendo o 0-2 com um toque de classe, entre uma série de pormenores que deixaram Maracás à beira de um ataque de nervos.

MOMENTO: golo de Lourency (11m)

Pepa deixou o primeiro sinal, ao mudar seis jogadores no onze, e o Gil Vicente demonstrou ao que vinha com uma entrada forte no encontro, chegando com naturalidade à vantagem. Um lance simples e eficaz, uma tabela entre Lourency e Pedro Marques e um frango de Michael Fracaro para a vantagem precoce dos minhotos. Foi esse o ponto de partida para uma jornada de inequívoca superioridade gilista.

O FILME DO JOGO

OUTROS DESTAQUES:

Léuatey: O extremo francês deu inúmeras dores de cabeça a Pedro Rebocho, sobretudo na etapa inicial do encontro. O lateral esquerdo do Paços sentiu dificuldades para acertar a marcação a Léautey, que ficou a dever a si próprio um golo, um justo prémio pelo desempenho na Capital do Móvel.

Vítor Carvalho e Claude Gonçalves: Um dos segredos para a superioridade do Gil Vicente residiu a meio-campo e teve Vítor Carvalho e Claude Gonçalves como principais protagonistas. Vítor, sempre com uma postura altiva, limpou a zona à frente da defesa com tranquilidade e eficácia impressionantes. Mais à frente, Claude foi uma unidade sempre a altas rotações, fazendo a ligação entre o meio-campo e o ataque.

Talocha: Boa exibição do lateral esquerdo do Gil Vicente, demonstrando um belo entendimento com Lourency, que nunca deixou de prestar auxílio ao seu ala. Talocha anulou Zé Uilton e sentiu liberdade para atacar com regularidade, destacando-se nos cruzamentos bem medidos para a área do Paços de Ferreira. Faltou o devido acompanhamento.

Bruno Costa: No dia em que veio a público a forte possibilidade de um regresso ao FC Porto, Bruno Costa terá realizado uma das piores exibições da temporada, a par de Eustáquio, outro médio do Paços ligado aos dragões. A dupla fica ligada ao segundo golo do Gil Vicente, sobretudo Bruno Costa, que deixou passar uma bola para Pedro Marques, que arrancou rumo à baliza pacense. Uma noite infeliz.