Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

Com o regresso de Paulo Fonseca o Paços voltou a viver dias tranquilos. Os «castores» andaram na luta europeia e terminaram a época 2014/15 na oitava posição, algo que voltou a valorizar equipa técnica e plantel. Paulo Fonseca voltou a sair, agora para o Sp. Braga, e jogadores como Jaílson, Galo, Ricardo Ferreira, Sérgio Oliveira, Seri ou Hurtado rumaram a outras paragens. Rampa de lançamento para muitos técnicos nos últimos anos, o Paços de Ferreira entregou o comando da equipa a Jorge Simão, o jovem técnico que carimbou o apuramento europeu do Belenenses. As saídas no plantel têm sido colmatadas com jogadores provenientes de escalões inferiores mas também elementos com provas dadas na Liga, como Marafona, Christian ou Pelé. A expectativa passa, assim, por continuar a ver o Paços na primeira metade da tabela classificativa.
 
OBJETIVO: garantir a permanência o mais rápido possível para, eventualmente, reformular depois os objetivos
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: 3º lugar em 2012/13

CALENDÁRIO DO PAÇOS DE FERREIRA
 
PLANTEL: Marafona (Moreirense), Rafael Defendi e Marco Sousa; João Góis (Desp. Chaves), Bruno Santos (Freamunde), Sousa, Marco Baixinho (Mafra), Fábio Cardoso, Ricardo, Miguel Vieira (Desp. Aves), Hélder Lopes e Paulo Henrique (Santa Clara); Romeu Rocha, Christian (Nacional), Minhoca, Vasco Rocha, Andrezinho, Pelé (Belenenses/Benfica)), Rodrigo António, Manuel José; Roniel (FC Porto B), Cícero, Bruno Moreira, Edson Farias, Diogo Jota, Barnes Osei
 
SAÍDAS: António Filipe (Desp. Chaves), Jaílson (Arouca), Rodrigo Galo (AEK), Ricardo Ferreira (Sp. Braga), Nélson Pedroso (Desp. Aves), Sérgio Oliveira (FC Porto), Seri (Nice), Rúben Pinto (Belenenses), Diogo Rosado, Hurtado (Reading)
 
TREINADOR: JORGE SIMÃO
Após vários anos como adjunto, participando até no regresso do Belenenses à Liga, com Mitchell van der Gaag, tornou-se treinador principal há pouco mais de um ano, e o início de trajeto tem sido promissor. Depois de uma breve passagem pelo Atlético, em condições muito difíceis, tornou-se uma das figuras do futebol português em 2014/15. Fica ligado à subida do Mafra à II Liga, ainda que esse objetivo tenha sido carimbado por António Pereira uma vez que Jorge Simão regressou ao Belenenses em março, substituindo Lito Vidigal, para festejar o apuramento europeu. Rui Pedro Soares decidiu apostar em Ricardo Sá Pinto, algo que já estava previsto, mas o convite do Paços de Ferreira deu-lhe a oportunidade de continuar no principal escalão.
 
FIGURA: PELÉ
O Paços de Ferreira perdeu Seri, Sérgio Oliveira e até Rúben Pinto, elementos que formaram o meio-campo na época passada, mas em contrapartida garantiu Pelé. Depois de uma época em destaque no Belenenses, o jovem médio foi contratado pelo Benfica mas não entrou nos planos de Rui Vitória. Na Mata Real será, seguramente, uma pedra basilar para Jorge Simão.