Siga o P. Ferreira-V. Guimarães da 20ª jornada da Liga (sexta-feira, 20h30) AO VIVO no Maisfutebol.

MOMENTO

P. Ferreira: Pedro Martins alertou para o registo caseiro dos castores e tem razão. Se a equipa de Vasco Seabra pontuasse tanto fora (4 pontos) como em casa (13), estaria na primeira metade da tabela. Foi na Mata Real que conquistou 76 por cento dos seus pontos, perdendo apenas 2 jogos em 9. Empatou em Paços com o FC Porto, por exemplo. Ainda assim, vem de quatro jogos sem vencer na Liga, com três derrotas. Má fase a deixar os castores em preocupante 15º lugar e várias dores de cabeça para Vasco Seabra, entre lesões e outros impedimentos.

V. Guimarães: se o Paços tem um desempenho interessante em casa, o Vitória responde com o melhor registo como visitante, em igualdade com o líder Benfica. São 7 vitórias e 1 empate em 10 jogos, 22 pontos nos 35 que a equipa acumulou. Ou seja, uma quota de 63 por cento. A equipa de Pedro Martins travou na última jornada, em casa, frente ao Marítimo (0-0). Espera portanto voltar a ser Rei longe de Guimarães, desta vez na Mata…Real. O regresso de Marega, ainda o melhor marcador do Vitória, representa boa notícia na sequência do adeus de Tiquinho Soares, que rumou ao FC Porto.

AUSÊNCIAS

P. Ferreira: Ricardo, Miguel Vieira, Filipe Ferreira, Cícero, Rabiola e Ivo Rodrigues (lesionados) Marco Baixinho (castigado), Tony Taylor (ausência de certificado) e Ricardo Valente (cedido pelo V. Guimarães).

V. Guimarães: Rafael Miranda (lesionado), Bruno Gaspar (castigado).

DISCURSO DIRETO

Vasco Seabra (P. Ferreira): «Sabemos que vamos defrontar a equipa que, juntamente com o Benfica, tem o melhor registo fora de casa e, por isso, sabemos que vamos ter um adversário muito forte e muito motivado. Sentimos que podemos, queremos e tudo faremos para que a resposta seja absolutamente positiva e que sejam 90 minutos à Paços, para que possamos trazer de volta as vitórias aos nossos adeptos.»

Pedro Martins (V. Guimarães): «Os pontos indicam que fora temos tido um comportamento fantástico fora de casa, queremos continuar. O Paços é um adversário tradicionalmente difícil, está a necessitar de pontos uma vez que está numa situação que não é normal nos últimos anos. Trata-se de uma das equipas que menos perde em casa, tem duas derrotas, empatou, não neste último jogo, mas sim no anterior, com um candidato ao título».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Duelos com equilíbrio histórico e ascendente marginal do Paços de Ferreira, que o Vitória de Guimarães pode anular já nesta jornada. Em 35 jogos para o campeonato, mais um triunfo para os castores que para os vitorianos (10 contra 9). A diferença é similar na Mata Real: 5 contra 4 em 17 duelos.

EQUIPAS PROVÁVEIS

P. Ferreira

V. Guimarães