Pepa, treinador do Paços de Ferreira, assumiu este sábado a ambição de somar pontos e dar um salto classificativo frente ao Vitória de Guimarães no jogo da 24.ª jornada da I Liga.

«Queremos olhar para a frente, mas temos de olhar para a classificação e ver o contexto e, por isso, olhar, também, para trás. Rapidamente, mas sem desespero, queremos entrar no comboio dos 24, 25 ou 26 pontos, e ultrapassar mais algumas equipas, porque, neste momento, é a nossa luta. E a única forma de sairmos dela é com pontos», disse o técnico em conferência de imprensa.

O Paços tem a possibilidade de aumentar a atual diferença de seis pontos para o Portimonense, a primeira equipa em zona de descida e com um jogo a mais (derrota, por 3-1, frente ao Sporting de Braga), mas o técnico recusou liminarmente a ideia de a equipa poder jogar para dois resultados, não poupando, também, elogios aos vimaranenses.

«O Vitória consegue fazer duas equipas, tem muitas e boas opções. O Ivo [Vieira] está a fazer um bom trabalho, para não dizer um grande trabalho, dentro dos objetivos para conseguir uma qualificação europeia. A equipa tem muito volume ofensivo e também uma boa qualidade exibicional», afirmou Pepa.

O técnico pacense pesou o momento e o registo histórico das duas equipas, destacando a importância do equilíbrio emocional, para dizer que «a perspetiva é de um grande jogo, entre duas boas equipas».

«Sabemos que vai haver momentos em que vamos ter muito mais bola e outros em que será o Vitória, e é nesse equilíbrio emocional que temos de estar preparados, fortes e competentes. O Paços-Vitória e o Vitória-Paços, por norma, são bons espetáculos de futebol, com as massas adeptas a defenderem os seus clubes de forma acérrima e bonita. Tenho essa esperança e convicção, e temos tudo para fazer um grande jogo e subirmos na classificação», concluiu.

Denilson, que falhou a visita ao Desportivo das Aves por castigo, volta a entrar nas contas de Pepa. A entrada do avançado brasileiro e a saída de André Micael são as únicas alterações aos 20 convocados.

Bruno Santos e Welthon continuam entregues aos cuidados do departamento médico. Stephen Eustáquio já retomou os trabalhos com os colegas, num processo de integração gradual após lesão, mas volta a ficar de fora das opções para o jogo que encerra a 24.ª jornada.

Lista dos 20 convocados:

Guarda-redes: Simão Bertelli, Ricardo Ribeiro e Marco Ribeiro.

Defesas: Jorge Silva, Marcelo, Maracás, Oleg, Marco Baixinho e Bruno Teles.

Médios: Diaby, Luiz Carlos, Pedrinho, Vasco Rocha e João Amaral.

Avançados: Adriano Castanheira, Hélder Ferreira, Douglas Tanque, Uilton, Murilo e Denilson.

Na tabela, o Paços ocupa o 16.º lugar, com 22 pontos, enquanto o Vitória de Guimarães é sétimo, com 34.