José Luís, diretor desportivo do Belenenses, reagiu com «espanto» às notícias que dão conta da saída do júnior Pedro Marques para o Sporting, considerando que a SAD está isenta de culpas neste processo. O dirigente garante que nunca teve acesso ao contrato de formação do atleta e diz ainda que tem conhecimento de outros casos que serão «conhecidos em breve».

Belenenses: clube critica SAD por saída de promessa para o Sporting

«Foi com muito espanto que li sobre algumas acusações à SAD relativamente a um atleta, nomeadamente Pedro Marques, que na próxima época ainda será júnior. Ou seja, se houve incompetência de alguém neste processo, não foi por parte da SAD. O Belenenses é que deixou fugir o atleta, o que não é caso único. Tenho a informação de que outros serão conhecidos em breve, mas isto é algo que escapa ao controlo da SAD, que não pode ter qualquer intervenção nestes processos», destacou o dirigente à margem da apresentação de Bernardo Dias e Gonçalo Tavares que, esta quinta-feira, assinaram contrato profissional por cinco épocas.

Bernardo Dias, médio de 19 anos, vai mesmo integrar o plantel principal em 2016/2017. «É um objetivo que sempre persegui, uma ambição que tinha desde pequeno, mas chegou mais cedo do que esperava. Espero que corra tudo bem, com a certeza que darei o meu máximo. Sei que vou começar do zero, mas quero conquistar o meu espaço», referiu o jovem médio.

Diogo Rodrigues segue com Pedro Marques para Alcochete

Gonçalo Tavares, lateral direito, também de 19 anos, também é promovido depois de completar os últimos três anos de formação no Restelo. «É um grande orgulho pertencer a este plantel e um sonho realizado. Não podia pedir mais e logo no meu primeiro ano de sénior. Quero agradecer a toda a estrutura pela oportunidade que me estão a dar e também a toda a equipa que me ajudou a chegar até aqui», destacou.

José Luís é um dos responsáveis pela aposta em jovens da formação do clube, algo que permite ao plantel 2016/2017 caracterizar-se por uma simbiose entre juventude e experiência. «A integração destes dois jogadores surge numa política de aposta na formação por parte da SAD, que durante o mandato já concedeu diversas oportunidades a jogadores como Abel Camará, Dálcio, Fábio Sturgeon, Fredy, Gonçalo Brandão, Pelé, Tiago Almeida ou Tiago Silva. Todos eles formados no Belenenses e que transitaram para a equipa principal», comentou ainda o diretor desportivo.