Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) afirmou, esta quinta-feira, que o foco da modalidade vai estar concentrada em Portugal nos próximos três anos. Isto, porque o país, nomeadamente a Câmara Municipal de Oeiras, vai receber a Soccerex, evento mundial que se dedica às várias vertentes do futebol, promovendo eventos e desenvolvendo plataformas sobre temáticas ligadas ao desporto.
«Portugal vai estar no centro do mundo do futebol, com esta feira única, dedicada exclusivamente à indústria do futebol nas suas várias vertentes», disse Pedro Proença à margem da apresentação do acontecimento.
O evento deve-se a uma parceria entre a Soccerex e a autarquia de Oeiras até 2021, sendo que a sua primeira edição em território luso vai decorrer entre 5 e 6 de setembro. O concelho em questão deverá acolher no total três edições do certame que já passou por mais de 20 cidades em todo o mundo.
Pedro Proença considerou que a realização deste evento em Portugal «é o culminar do processo, iniciado em 2015, de afirmação da marca Liga Portugal no estrangeiro».
Por sua vez, Isaltino Morais, autarca da Câmara de Oeiras, destacou «o impacto que o evento terá na divulgação da marca Oeiras e da marca Portugal», lembrando, ainda, que o município já acolhe «outros grandes eventos internacionais».
Por esta feira do desporto, deverão passar «mais de 1.500 oradores e de 70 expositores de todo o mundo vão estar concentrados em Oeiras, para aprender, partilhar ideias e criar oportunidades de negócio, nas diferentes vertentes do futebol», confessou o dirigente da LPFP.
Para além de Portugal, a Soccerex, vai passar também pela China, em maio, e pelos Estados Unidos, em novembro.