O Belenenses enviou um pedido de informação prévia (PIP) à Camara de Lisboa para a construção de residências assistidas e outros novos equipamentos junto ao Estádio do Restelo.

De acordo com a proposta, assinada pelo vereador do Urbanismo da CM de Lisboa, Manuel Salgado, o PIP foi feito pelo clube em outubro de 2012, com vista à realização de uma «obra de construção e ampliação que constitui o projeto de requalificação urbana da área envolvente ao Estádio do Restelo».

Em discussão está uma «operação urbanística com a área de aproximadamente 120 mil metros quadrados», que sugere alterações em várias ruas e avenidas específicas da freguesia de Belém, sendo que, de acordo com Manuel Salgado, «a intervenção pretende não só a redução da velocidade no eixo da Avenida da Ilha da Madeira, mas também consolidar o atravessamento norte-sul da encosta através da Avenida Torre de Belém para onde estão previstos dois microtúneis sob a linha férrea».

O projeto, apresentado pelo clube de Belém, inclui a construção de uma clínica de alto rendimento, de piscinas, de um total de 749 lugares de estacionamento e um pavilhão com campos de ténis e de padel. A criação de uma área comercial e a relocalização do posto de abastecimento existente cerca do estádio são alterações também englobadas no projeto.

Contudo, os técnicos da Direção Municipal de Mobilidade e Transportes garantem que a solução apresentada, em termos de tráfego, não é «compatível com as características atuais da área urbana de Belém» já que estas alterações podem originar «nova situação de congestionamento em períodos de ponta a médio prazo».

O Ministério da Defesa Nacional e a Direção Geral de Património Cultural já deram parecer favorável ao projeto, embora a aprovação do PIP tenha ficado condicionado por serem precisas adaptações dos novos edifícios ao enquadramento paisagístico e ao Plano de Acessibilidade da Cidade de Lisboa. As sondagens arqueológicas também são um entrave ao avançado do projeto, que será alvo de apreciação na próxima quarta-feira em reunião camarária.

Atualmente, o complexo desportivo do clube abrange uma área de 115.22 metros quadrados onde se situam o Estádio do Belenenses, o Complexo Olímpico de Piscinas, os campos de treino e o polidesportivo, assim como o Pavilhão Gimnodesportivo Acácio Rosa.